sexta-feira, 30 de setembro de 2016

DELFIM SANTOS | Pedagogo

Veja aqui

A imagem, como pode verificar,  refere-se a uma exposição sobre DELFIM SARDO que pode ser vista na Biblioteca Nacional, em Lisboa. É de lá, fixado num dos suportes,  este pensamento:


          «O pedagogo só merece chamar-se
 pedagogo quando, cada dia, esteja sempre disposto a aprender e, portanto, a pôr de lado o que antes tinha por seguro e certo».




segunda-feira, 19 de setembro de 2016

«COMBATE AO CONLUIO NA CONTRATAÇÃO PÚBLICA»


Veja o PROGRAMA 
(Montagem a partir dos materiais disponibilizados)



Para inscrição e saber mais neste endereço



quinta-feira, 15 de setembro de 2016

«AUTARQUIAS LOCAIS Democracia, Governação e Finanças»



Entretanto:

Convite

Autarquias Locais: Democracia, Governação e Finanças
Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa | 20 de setembro | 18h00


O Instituto de Políticas Públicas Thomas Jefferson-Correia da Serra e a Edições Almedina têm o prazer de convidar V.Exa. para o lançamento e apresentação do livro Autarquias Locais: Democracia, Governação e Finanças, da Coleção Areté, coordenado por Prof. Paulo Trigo Pereira, Dr. Miguel Almeida e Dr. Rui Dias.
A sessão, a realizar no dia 20 de setembro pelas 18 horas na Sala do Arquivo da Câmara Municipal de Lisboa, contará com intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Fernando Medina, do Prof. Rui Nuno Baleiras e dos coordenadores.

No final será servido um Porto de Honra. 
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição (aqui).


*************************

Aceda gratuitamente à introdução e ao índice do livro (PDF), e a Mais informações sobre a estrutura do livro e os autores.



domingo, 11 de setembro de 2016

ANTÓNIO DOMINGOS DE AZEVEDO










António Domingos de Azevedo, Bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados, morreu.No site da Ordem pode ler-se a Mensagem do Presidente da Assembleia Geral da OCC a comunicar a triste notícia:
«Comunicação do Presidente da Mesa da Assembleia Geral
Faleceu hoje o Bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) António Domingues de Azevedo.
Ao cumprir este doloroso dever de informar todos os colegas, todos os amigos e o público em geral, quero recordar o Grande Homem, que sonhou e concretizou uma Obra que perdurará para lá de si próprio e que todos seguramente iremos defender e desenvolver.
Pessoalmente, perdi um inesquecível amigo e companheiro com quem convivi ao longo dos últimos 35 anos e junto de quem passei momentos de profunda realização pessoal.
A nossa Instituição (OCC) foi criada há 20 anos e desde o seu nascimento não parou de crescer e de se desenvolver, sob a condução e a dinâmica do António Domingues de Azevedo.
Enquanto Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Ordem, quero garantir a todos que continuaremos a desempenhar a nossa missão, de harmonia com o legado que o líder e fundador nos deixou. Sem desvios e sem hesitações, pois essa será a formar de homenagearmos a sua Memória e defendermos o que construiu com profissionalismo, amor e dedicação. 
A todos os membros da OCC deixo uma palavra de conforto e à família, em especial esposa e filho (de quem tenho orgulho em ser amigo) as minhas sinceras condolências».

O cargo e a forma empenhada como o desenvolveu seriam razões suficientes para aqui no 3AP  lembrarmos a pessoa e o bastonário, e desta forma simples prestarmos a nossa homenagem. Mas, porque tivemos oportunidade de conhecer Domingos de Azevedo e, nomeadamente, a seu convite participar em algumas iniciativas da Ordem, pensamos ser o momento para aqui partilharmos algumas notas que ficaram na memória, e por alguma razão será,  e dizer, desde logo, que considerávamos o Bastonário uma pessoa «sábia», concordássemos ou não com o que expressava.
Uma primeira memória: há uns bons anos atrás, quando poucos se focavam na Administração Pública, numa entrevista que nos concedeu quando procurávamos contributos para um Plano de Curso do ISCAL, relacionado com a Gestão Estratégica para as Pequenas e Médias Empresas,  no fim recomendou, como quem não quer a coisa, que estivéssemos atentos aos serviços públicos e em especial às Autarquias.
Mais recentemente, impressionou-nos a forma como acolhe o tema  do Desenvolvimento Sustentável e dá espaço a iniciativas que visam o seu impacto na Contabilidade e, em particular, nos Relatórios, mostrando que não estava alheado dos movimentos de referência, quando tanta gente insiste em ignorar a problemática.
Depois, lembramo-nos  de um encontro Luso-Brasileiro, em que de forma generosa encerra o debate adotando o lema da nossa intervenção, o que a valorizou: Navegar é preciso ! Pela nossa parte, vamos continuar a cumprir o que ali defendemos, em torno do «social» ..., sendo também uma forma de cuidar o futuro de Domingos de Azevedo, isto é, rendibilizando o património que nos deixa a favor da contabilidade do século XXI, nomeadamente para as Administrações Públicas, de que tanto se ocupou o último Congresso da OCC. Hoje soa a  premonitório,  lá assinalou que devia ser o último.  Infelizmente assim foi.



segunda-feira, 5 de setembro de 2016

sábado, 3 de setembro de 2016

«DEAR DATA»







Recorte do
 site do Projeto



Saiba mais via este post que organizámos para o Blogue da APDSI.