domingo, 28 de setembro de 2008

Dinâmicas do Sector Público


Com o contributo da Ana Monteiro aqui vão três apontamentos que ajudam a fazer luz sobre o sector público (mais amplo que a Administração Pública), e sobre o conceito e sector de «Organizações sem fins lucrativos», que muitos integram no Sector Público, assentes em notícias da comunicação social, em torno de:
- Custos da vivência em democracia, eventualmente dos que mais se justificam - veja aqui
- Número de funcionários que se vão reformar, o que abre hipóteses, pela lógica natural da renovação, à entrada de novos trabalhadores na Administração Pública - a notícia
- O Terceiro Sector, a Economia Social, também muitas vezes identificados com «organizações sem fins lucrativos» , um destino profissional que os formados em Gestão e Administração Pública pelo ISCAL podem procurar - mais aqui
Sobre «As organizações sem fins lucrativos», o site do Centro de Estudos Cooperativos da Universidade de Coimbra parece-nos ser endereço obrigatório, bem como os dos CIRIEC - International Centre of Research and Information on the Public, Social and Cooperative Economy .
São notícias destas que nos levam a compreender a DIMENSÂO dos sectores, e a empregabilidade que asseguram, que muitos julgam estar maioritariamente nas empresas do mundo dos negócios.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Viver Com Estilo - Festa em Trás-os-Montes


O ISCAL tem sede em Lisboa mas é uma escola nacional, e nesta era da globalização devemos pensá-lo «em grande», como uma escola do mundo. No curso de Gestão e Administração Pública há estudantes de vários pontos do País e também dos PALOPs. Vem isto a propósito de um espectáculo - O Soldado Vigilante - que profissionais prestigiados juntamente com pessoas locais estão a levar a efeito em Anelhe (Vidago) - Concelho de Chaves , e que faz sentido divulgar aqui. Actividades culturais são factor de atracção para as pessoas irem visitar ou se fixarem nos lugares, em suma, para o desenvolvimento das indústrias e cidades criativas no centro de políticas públicas nomeadamente nacionais e europeias. Saiba mais sobre este projecto no Teatro da Rainha . Bem vistas as coisas, os formados pelo ISCAL, nomeadamente os 3ap, têm de estar familiarizados com o que se vive no Portugal profundo. Com a Festa que acontece e que podemos fazer acontecer. Viver com estilo onde quer que esteja!

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Parlamento Global


A mensagem que se segue foi enviada pela ANA MONTEIRO - estudante do Curso de Administração Pública do ISCAL, e por conseguinte uma 3ap. Aqui está:


O Parlamento Global é um projecto da SIC, Expresso e Rádio Renascença que pretende aproximar o cidadão da Assembleia da República. «O Parlamento Global quer abrir as portas da Assembleia da República ao país desafiando deputados e cidadãos a dialogarem mais através do BLOGOPOLIS, um conjunto de blogues que agrupa os 22 círculos eleitorais.O projecto é, eminentemente, de serviço público! A sua vocação é produzir conteúdos que interessem aos cidadãos e que despertem a sua consciência cívica. Parte da Assembleia da República mas quer chegar mais longe e mais fundo.» Um espaço interessante deste site está aqui , em que podemos conhecer melhor os deputados através de um vídeo no qual estes respondem a quatro questões:
1. Quem sou eu?
2. Entrei na política porque...
3. A minha relação com o círculo eleitoral
4. O que faço fora da política...
O Parlamento Global tem ainda diversos outros espaços interessantes, como podem confirmar, resta esperar para ver que tipo de tratamento jornalístico irão eles dar à actividade dos partidos na AR.

sábado, 13 de setembro de 2008

Prescindir de um milhão de euros

Acabo de ler esta notícia no jornal SOl online que começa assim:
Reforma
Eanes prescinde de um milhão de euros
Por Helena Pereira e Manuel A. Magalhães
Ramalho Eanes prescindiu dos retroactivos a que tinha direito relativos à reforma como general, que nunca recebeu. O Governo diz ter sondado o ex-Presidente, que não aceitou auferir essa quantia (a qual ascenderia a mais de um milhão de euros). A reforma só começou a ser paga em Julho, mas sem qualquer indemnização relativa ao passado
Veja a notícia completa aqui
Eu gosto de ter referências morais. Mais palavras para quê?

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Grandes Opções do Plano (GOP)


Os profissionais da Administração Pública qualquer que seja a sua função não podem ser indiferentes ao período que se aproxima que leva à discussão do Orçamento do Estado para 2009. Entretanto já estão aprovadas as GOP para o próximo ano, ou seja, as Grandes Opções do Plano. Pode lê-las aqui eventualmente com melhor leitura do que permite o Diário da República.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

«História do Futuro»


A «História do Futuro» volume I e II de Padre António Vieira, Sá da Costa Editora, 2008, podem ser encontrados «numa livraria perto de si». Faz bem ler os clássicos. Devagar, nestes tempos acelerados.E uma vez mais atentemos no «Futuro». Não posso deixar de me lembrar de algumas reacções quando no âmbito da unidade curricular «História e Doutrina da Administração Pública» se afirmou que também queriamos contemplar a História do Futuro. Como vemos temos bons ancoradouros. Diga-se que rapidamente a perspectiva foi assimilada.