terça-feira, 29 de dezembro de 2015

MARIANA MAZZUCATO | «The Entrepreneurial State»

Da tradução BrasileiraEste livro desmascara o mito do Estado como um paquiderme burocrático, sem mobilidade e ineficiente como gestor de negócios. Para muitos, o Estado deveria apenas corrigir as “falhas de mercado", deixando a inovação e o empreendedorismo para o dinâmico setor privado. No entanto, dos produtos mais inovadores da Apple até as chamadas tecnologias “limpas", passando pela indústria farmacêutica, Mariana Mazzucato mostra que o setor privado só aposta depois de o Estado empreendedor ter feito todos os investimentos mais ousados e de maiores riscos. Trata-se de um livro imprescindível para o entendimento e a discussão sobre os rumos do capitalismo contemporâneo. O Estado Empreendedor foi recentemente indicado na Alemanha para o importante prêmio de livro do ano em finanças e economia, Wirtschaftsbuchpreis 2014. A Professora Mazzucato foi a primeira laureada com o prêmio SPERI Prize em economia política, concedido pela revista New Statesman a cada dois anos para o acadêmico que nos dois ou três anos precedentes tenha se destacado e sido bem-sucedido na disseminação para uma ampla audiência de ideias originais e críticas em economia política». Veja aqui. E neste endereço, na edição em inglês, em 2013. 

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

COMENTE | «ENHANCING AUDIT QUALITY IN THE PUBLIC INTEREST»






«Invitation to Comment, Enhancing Audit Quality in the Public Interest 


A Focus on Professional Skepticism, Quality Control, and Group Audits 
The IAASB has released its Invitation to Comment, Enhancing Audit Quality in the Public Interest: A Focus on Professional Skepticism, Quality Control and Group Audits (the ITC).
Building upon the IAASB’s efforts to develop its , the ITC highlights the board’s discussions on the topics of professional skepticism, quality control and group audits – and flags potential standard-setting activities the IAASB could take to enhance audit quality».  Continue a ler.








terça-feira, 22 de dezembro de 2015

BOAS FESTAS !

 

Natividade (det.) | Giotto | C. 1311-1320 |
 Basílica de S. Francisco, igreja superior, Assis, Itália


 

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL


Leia no Diário Económico






























ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL
O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

«VOLTAR A CONTRATAR FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS»

No JN de 3 DEZ 2015


A notícia da imagem deve ser tida em conta por quem escolhe o curso a seguir. A nosso ver, mais uma razão para se obter formação teórica e prática em gestão para as organizações das Administrações Públicas. No ISCAL, como sabemos, e este Blogue é prova disso mesmo, na Licenciatura em Contabilidade e Administração há o Ramo Gestão e Administração Pública. E  uma vez mais dizer que  os seus formados estão satisfeitos, e disso há retorno ...


segunda-feira, 30 de novembro de 2015

«PROGRAMA DO XXI GOVERNO CONSTITUCIONAL 2015 - 2019»





«ESTÁGIOS DESDE O PRIMEIRO ANO DAS LICENCIATURAS E DURANTE OS MESTRADOS»


Leia o artigo  do Diário Económico na Plataforma Sapo 


«Para promover o emprego jovem, o Governo quer criar estágios desde o primeiro ano das licenciaturas e durante os mestrados. O programa do Governo para o ensino superior, aprovado em Conselho de Ministros extraordinário na sexta-feira, acata algumas das exigência de Bloco de Esquerda, PCP e Os Verdes. Também as exigências de reitores e presidentes dos politécnicos são tidas em conta no capítulo do financiamento e das fundações.

1.Promover estágios para aumentar a empregabilidade 
Com uma taxa de desemprego jovem superior a 30%, o programa do Governo prevê a adopção de medidas para estimular o emprego jovem. Entre elas está a proposta de criar “estágios curriculares e extracurriculares em todos os anos das licenciaturas e dos mestrados”. Uma prática que é corrente em países como a Alemanha. Sem nomear as medidas, o programa refere o objectivo que estes estágios estejam associados a “mecanismos de apoio à empregabilidade dos licenciados”. Para facilitar a inserção profissional dos diplomados prevê-se um pacote de medidas para “incentivar a colaboração entre universidades e empresas”, de forma a “aprofundar a ligação territorial das instituições de ensino superior “. (...). Continue a ler.


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

CONFERÊNCIA | «Cidadania e Educação Fiscal» | 2015 NOV 23 | CENTRO DE CONGRESSOS DE LISBOA


«A Ordem e o Centro de Investigação do Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal (IDEFF), com o apoio da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), promovem no próximo dia 23 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, uma Conferência Internacional para a Cidadania e Educação Fiscal.
Trata-se de uma iniciativa pioneira no nosso país que versará temáticas relacionadas com a crescente exigência que se vai cimentando na sociedade de os cidadãos interiorizarem para onde é canalizado o dinheiro dos seus impostos.
Durante o evento vai ser apresentado o programa «Cidadania e Educação Fiscal» e será feito o lançamento de um de três livros sobre as mesmas temáticas, dirigido às crianças que frequentam o primeiro ciclo de escolaridade, explicando através de uma linguagem simples e pedagógica o ABC dos impostos.
Os manuais são da autoria de reputadas especialistas nestas matérias. A saber, Clotilde Celorico Palma, professora universitária no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), Ana Maria Rodrigues, professora universitária na Faculdade de Economia de Coimbra (FEC) e Cidália Mota Lopes, professora universitária no Coimbra Business School (ISCAC).
Com este projeto, a Ordem pretende chegar até aos mais novos, e à população, de uma forma geral».

domingo, 15 de novembro de 2015

sábado, 7 de novembro de 2015

«SÉCULO XXI»


Ler aqui.
 
Ao recebermos um e-mail com um alerta do TheWorldPost sobre o assunto da imagem, uma vez mais, lá estavamos a pensar na complexidade deste século XXI, no emaranhado que qualquer profissional tem de desfazer para que a realidade seja reflectida no seu dia-a-dia. E porque como tão bem mostrou a única primeira ministra que tivemos, Maria de Lurdes Pintassilgo, TUDO ESTÁ EM TUDO. E tudo muda a uma velociadade estonteante, e «muros» são todos os dias derrubados - vejamos o que se está a passar no nosso País. No trabalho da imagem centrado na CHINA, esta passagem, ilustrativa: «There is no precedent for the scale and scope of what China is now trying to accomplish». E como as coisas são como as cerejas, uma coisa puxa outra, e uma incursão ao Berggruen Institute parceiro do TheWorldPost, como se vê acima. Atente-se no propósito do instituto :
 

«The Berggruen Institute was founded to develop ideas
that shape political and social institutions.
 We bring together the best minds to explore
the fundamental questions of our time».
 
 
E da sua história: «In 2010 Nicolas Berggruen and Nathan Gardels sat down with a group of scholars in California to contemplate the challenges to governance in the 21st century. The tentative ideas that emerged from those original discussions became the foundation for the Berggruen Institute through the launch of its various projects and the publication of Intelligent Governance for the 21st Century: A Middle Way Between West and East, a Financial Times “best book” of the year». Continue a ler.
E depois procuramos o livro, tão aplaudido, da autoria daqueles protagonistas, que aliás está identificado por unidades curriculares do Ramo de Gestão e Administração Pública (GAP) do ISCAL, e pensámos que  era oportuno lembrá-lo, e aqui está:

Sinopse - «A democracia, considerado um sistema ideal durante décadas, está hoje em crise por todo o Ocidente. Em contraste, a liderança e unificada da China está corajosamente a mudar a nação para o futuro. Mas a China também enfrenta desafios decorrentes da sua ascensão meteórica. A classe média emergente exigirá cada vez mais participação, mais responsabilidade do governo e mais combate à corrupção, e a supremacia do Estado de direito.Este livro de assinalável actualidade é tanto um guia conceptual e como um manual prático para os desafios de hoje no mundo, que continuará a sofrer uma transformação profunda nas próximas décadas». +
E para esta complexidade e mudança constante, há modelos teóricos e práticos que nos ajudam a enfrentar os problemas com mais segurança. A abordagem sistémica-contingencial está entre eles - e é reflectida no nosso curso GAP.  E ainda ontem encontrámos uma formada pelo ISCAL na esfera da Administração Pública e ouvimos o quanto a aprendizagem feita no nosso Instituto lhe tem sido útil. Claro, sabe bem ouvir isto. E também o queremos partilhar.
 

terça-feira, 27 de outubro de 2015

SESSÃO SOLENE | Entrega dos Prémios de Excelência Académica ISCAL | OUTUBRO 2015 | DIA 28 | PELAS 15:30H | AUDITÓRIO 1






I S C A L 

 melhores alunos do ano letivo 2014/2015
  SESSÃO SOLENE PARA ENTREGA DOS PRÉMIOS
 28 outubro | pelas 15:30h
Auditório I

A sessão contará com uma Aula de Sapiência proferida pelo
 Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira
 figura  de referência do mundo da advocacia, 
do ensino do Direito,  da área fiscal, 
das finanças públicas, 
do meio financeiro,
 da política 
externa e da 
intervenção cívica.



sexta-feira, 16 de outubro de 2015

EXPOSIÇÃO | «Imprensa empresarial em Portugal (1869-2014) » | ATÉ 31 DEZEMBRO 20015 | BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL | LISBOA




«Imprensa Empresarial em Portugal: 145 Anos de Jornais de Empresa (1869-2014)



EXPOSIÇÃO | 6 out. | 18h30 | Galeria do Auditório - Piso 1 | Entrada livre / até 31 dez.


Em maio de 1869, a Caixa de Crédito Industrial, instituição bancária fundada em Lisboa nesse mesmo ano, deu à estampa o primeiro número do seu boletim informativo. Iniciou-se, assim, em Portugal, a chamada «imprensa empresarial», entendida como o conjunto de publicações periódicas de carácter jornalístico editadas pelas empresas (industriais, comerciais e de serviços) para comunicar com os seus diferentes públicos, desde trabalhadores e colaboradores até acionistas, clientes, fornecedores e revendedores. (...)». Continue a ler.





terça-feira, 6 de outubro de 2015

«OPEN BUDGET SURVEY 2015»

«(...)
The Three Pillars of Budget Accountability: Transparency, Participation, and Oversight Transparency is an important condition for ensuring a full budget discussion and appropriate budget monitoring is able to take place. It is not, however, a sufficient one. Creating the conditions under which governments are consistently held to account for managing public funds efficiently and effectively also requires establishing meaningful opportunities for citizens and civil society to participate in the budget process; and requires strong formal oversight from the legislature and the national audit office (referred to hereafter as the “supreme audit institution”).
 
Budget transparency, public participation in the budget process, and strong formal oversight institutions need to work together to create a robust budget accountability ecosystem. Without comprehensive budget information, formal oversight institutions and civil society cannot monitor budget policy design and implementation. Without adequate access to formal and informal spaces to influence the budget, the public is not empowered to expose government decision makers to a diversity of views to help ensure that budget policies are based on full information and reflect national priorities. Finally, without adequate authority, scope, and resources, formal oversight institutions cannot effectively carry out their mandates and ensure that public funds are collected and spent in the manner that was intended.

Absence of, or weakness in, any of these three core elements undercuts the functioning of the entire accountability system, making it less likely that budget policies reflect a nation’s needs and priorities and more likely that there will be corruption and mismanagement of public funds. But when these components are in place, policy is more likely to be matched with public resources, and these resources are more likely be spent as intended – and tackling some of the world’s toughest challenges comes into reach.
So if the goal of holding governments to account for the use of public funds is to be realized, systematic changes need to advance not just transparency but also participation and formal oversight. The Open Budget Survey explores all three of these dimensions. (...)».

«OpenIDEO»


sexta-feira, 11 de setembro de 2015

«SISTEMA DE NORMALIZAÇÃO CONTABILÍSTICA PARA AS ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS»

O Diploma na integra aqui.


E como tudo isto é como as cerejas, lembremos o CONGRESSO DA OTOC que vai ter lugar na próxima semana - ver programa aqui - onde as Administrações Públicas vão estar presentes. Por exemplo, nas Sessões Plenárias  temos «A Contabilidade como fator de transparência na Administração Pública» e nas Sessões Paralelas, «Informação Financeira e responsabilidade social» onde há intervenções sobre «o público». E sonhamos com um sistema de normalização que de uma só vez integre tudo isto, em particular, no momento de «Prestação de contas», ou seja, dos relatos, dos relatórios - obrigatórios e facultativos -  sobre o serviço público que cada uma das organizações da Administração Pública garante, e que é a sua razão de ser. E, é isso, estamos a pensar em Relatórios Unificados para as Administrações Públicas: que a um tempo contemplem o financeiro e o não-financeiro, o estratégico e o operacional, o quantitativo e o qualitativo,  ...  
Senhores/as «3aps», um mundo à espera de ser estudado, e investigado ... E o ISCAL prepara para isso.






«LEI DE ENQUADRAMENTO ORÇAMENTAL»

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

PUBLICAÇÕES GULBENKIAN | «Afirmar o futuro:políticas públicas para Portugal» | 2 VOLUMES



Uma boa maneira de começar o novo Ano Letivo - 2015/2016 -, nomeadamente na esfera das Administrações Públicas: chamar a atenção para as  Publicações da imagem que registam os contributos dos 42 autores que participaram na  Conferência  «AFIRMAR O FUTURO: Políticas Públicas para Portugal», e a que já nos referimos noutras ocasiões aqui no Blogue 3AP. E faz sentido remetermos, novamente, para a informação disponível na internet - Ver aqui e neste endereço.

terça-feira, 21 de julho de 2015

«O IMPACTO DA INTERNET DAS COISAS»




«The Internet of Things—sensors and actuators connected by networks to computing systems—has received enormous attention over the past five years. A new McKinsey Global Institute report, The Internet of Things: Mapping the value beyond the hype, attempts to determine exactly how IoT technology can create real economic value. Our central finding is that the hype may actually understate the full potential—but that capturing it will require an understanding of where real value can be created and a successful effort to address a set of systems issues, including interoperability». Continue a ler.

Com base neste estudo, no jornal Expresso de 11 de julho:




(Veja o equivalente na pg. 5 do Relatório da imagem acima)

segunda-feira, 6 de julho de 2015

ESTÁGIOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA | Número de estagiários por cada entidade promotora de acordo com as áreas de formação académica





Como se pode conferir no diploma, as áreas de formação possibilitadas pelo ISCAL estão bem representadas. Sinais a não menosprezar, e a tomar como pontos de partida para outros voos ...

UNIVERSIDADE DE COIMBRA | «"ajuda" para os tempos que aí vêm, porque em 15 anos o número de inscritos na instituição de ensino "será pouco mais de metade" | REFLEXÃO DO REITOR DA UC AO RECEBER A MEDALHA DE OURO DE COIMBRA»






A reflexão do Reitor da Universidade de Coimbra constante da notícia da imagem parece-nos que merece ser partilhada dado que o que nela se antevê é generalizável, a nosso ver, à maioria, senão a todas, as organizações de ensino. 



segunda-feira, 22 de junho de 2015

PONTE DE AÇO FEITA POR IMPRESSORAS 3D


«As mais comuns das impressoras 3D são pequenas caixas que permitem criar objetos no seu interior. Ao tirar a impressora para "fora da caixa", um processo mais complexo, podem construir-se estruturas muito maiores. E um dos primeiros exemplos dessa tecnologia é o projeto para a criação de uma ponte de aço impressa a três dimensões, em Amesterdão.  Para desenvolver a estrutura sobre um dos canais da cidade, foi necessário estabelecer uma colaboração entre a fabricante de robots holandesa MX3D, a empresa de engenharia de software Autodesk e a empresa de construção Heijmans». Continue a ler.

Quando em «Sistemas de Informação»/TIC falámos/falamos da Impressão 3D há quem,  à primeira, pense que isso  é coisa para daqui a muito tempo. As notícias não param de mostrar o contrário, como a que trazemos para  este post.



quinta-feira, 4 de junho de 2015

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE A «COST» | 16 junho 2015 | 14:30 - 16:30 | Escola Superior de Comunicação Social do IPLisboa



«A “COST”-Colaboração Europeia em Ciência e Tecnologia é uma rede europeia intergovernamental, que desenvolve atividades em rede destinada a investigadores europeus, permitindo-lhes, em conjunto, desenvolver as suas próprias ideias/iniciativas em vários domínios científicos.
As atividades relacionadas com a Ação COST incluem reuniões, seminários, publicações conjuntas, missões científicas de curta duração e cursos de formação dirigidos, preferencialmente, aos jovens investigadores, cujo Doutoramento tenha sido obtido há menos de 8 anos.
Esta sessão de informação, promovida pelos gabinetes e serviços de apoio à I&D do IPL, conta com a participação de dois docentes de duas Unidades Orgânicas que irão partilhar a sua experiência “COST”.
Tem como principais objetivos informar e sensibilizar a comunidade científica do IPL  sobre as oportunidades que estas ações poderão proporcionar, enquanto instrumento de apoio à cooperação entre investigadores.
Além disso, pretende-se que esta sessão constitua uma oportunidade para a partilha de experiências e esclarecimento de dúvidas.
 A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até ao próximo dia 12 de junho, por motivos de organização logística».





quinta-feira, 28 de maio de 2015

CONGRESSO DOS TOC 2015 | Participe !



ENSINAR E APRENDER NUM MUNDO DIGITAL


A quem se interessa pelo ensino e aprendizagem, nomeadamente no ensino superior, faz sempre bem estar a par do que se passa à volta, e em especial quanto à Educação nestes tempos do Digital.  




terça-feira, 12 de maio de 2015

OTOC | «6.º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade | 22 maio»





«A Ordem, em colaboração com o Conselho Federal de Contabilidade do Brasil (CFC) e a Universidade de Évora, organizam no próximo dia 22 de maio o 6.º Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade. 
Especialistas portugueses e brasileiros vão abordar, no Auditório da Universidade eborense, uma diversidade de temas relacionados com o exercício da profissão, identificando pontos de contacto e de distanciamento entre as duas realidades. 
"Separados pelo Atlântico, unidos pela contabilidade", é o lema deste evento». O Programa do Encontro aqui.



terça-feira, 5 de maio de 2015

SOBRE AS TIC NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA




























Lembramos que no Ramo Gestão e Administração Pública da Licenciatura em Contabilidade e Administração existe a unidade curricular Sistemas de Informação para a Administração Pública, e lá  se estuda a Resolução mencionada na imagem acima.  Ora bem, para quem a frequentou e, afinal, para todos e todas que seguem este blogue, destacamos o site sobre as TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - http://www.tic.gov.pt/, da imagem inicial, recentemente disponibilizado, onde se pode como que dar continuidade a matérias tratadas. Neste quadro, ver também esta notícia no Portal do Governo, em que  está escrito, nomeadamente,  que «A informação sobre as despesas e poupanças geradas com as TIC vai passar a estar disponível em www.tic.gov.pt».




terça-feira, 28 de abril de 2015

«OS NOVOS DESAFIOS DAS COMPRAS PÚBLICAS»

 
 
  workshop temático
 Os novos desafios das Compras Públicas
Próximo dia 13 de maio, às 14h30
 Torre do Tombo, Alameda da Universidade, 1649-010 Lisboa.

«Agradecemos confirmação de presença através do link
ou do email sec.cdir@espap.pt
 AGENDA
15H00
Boas vindas e enquadramento da sessão
José Manuel Cortês, Diretor-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas
Jaime Quesado, Presidente da eSPap
15H15
Contratação e Compras Públicas – Evoluir na Mudança
João Amaral e Almeida, Universidade Católica Portuguesa
15H45
Inovar na Cadeia de Valor – o Papel das Compras
José Crespo de Carvalho - ISCTE
16H15
Compras Públicas – Uma Ambição de Futuro
Moderador: César Pestana, Vice-Presidente da eSPap
Neste painel serão apresentados e discutidos alguns casos de sucesso na área das Compras Públicas e os desafios que se colocam, no futuro, no âmbito da Estratégia do Sistema Nacional de Compras Públicas.
Debate

segunda-feira, 20 de abril de 2015

O DESAFIO DA INOVAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA



A imagem identifica uma das apresentações da iniciativa que teve lugar no passado dia 16  centrada na INOVAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO, da responsabilidade da ESPAP e da APDC. Está disponível aqui como as demais.
      

quarta-feira, 8 de abril de 2015

LETÓNIA NA PRESIDÊNCIA DA EU


Letónia, porquê? É muito simples:A Letónia assume a Presidência do Conselho da UE até ao final de junho. «A 1 de janeiro de 2015, a Letónia assumiu, pela primeira vez, a Presidência do Conselho da União Europeia. Nos próximos seis meses vai liderar e coordenar o trabalho dos Estados-Membros. “A experiência revela que as presidências dos países mais pequenos estão muito envolvidas no sucesso das reformas", afirmou o Presidente do PE, Martin Schulz, numa deslocação ao país em dezembro de 2014. Falámos com alguns dos eurodeputados da Letónia sobre as suas expetativas para a presidência» - Continue a ler.
E neste endereço o site oficial desta Presidência.



Depois, com a intervenção da EUPAN, como decorre da imagem anterior, realizaram-se workshops em RIGA na esfera da Administração Pública, e há material disponível, por exemplo (é só clicar):
Para ver tudo o que existe:  aqui. mais aqui.  
Nada disto nos pode ser indiferente se somos, ou queremos vir a ser, profissionais em atividade nas Administrações Públicas, ou para as Administrações Públicas. Por exemplo, através de consultadoria.