quinta-feira, 30 de junho de 2011

EuroCloud

Quatro projectos Portugueses no Eurocloud Congress PDFImprimire-mail
Escrito por CienciaPT
28-Jun-2011

Muchbeta, UTAD, Link , Outsystems foram as entidades premiadas pela Associação Eurocloud Portugal pelos seus projectos em cloud computing.

A notícia. E o site do Congresso.

PROGRAMA DO GOVERNO

Qualquer 3ap tem obrigação de ter presente que hoje se inicia no Parlamento a discussão do Programa do Governo que recentemente tomou posse. A ligação para o texto.

INTERNET E SEGURANÇA

Um artigo no NYT de hoje sobre internet e segurança:  o endereço. De lá: «(...)Companies and the government are unprepared. Citigroup didn’t track patterns of activity on its credit card site and failed to notice immediately when hackers took data on more than two million card users, said Avivah Litan, a security expert of Gartner. Sony didn’t encrypt the data of users of its PlayStation network — phone numbers, passwords, e-mail addresses and account histories.(...)».

quinta-feira, 23 de junho de 2011

DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

O artigo seguinte interessa em particular aos estudantes que no corrente ano lectivo frequentram a UC Processos-Técnico Administrativos:
22/06/2011 10:55:23
A construção da democracia participativa
IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Pouca gente, além dos diretamente envolvidos, sabe que boa parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), todo o Programa Nacional de Habitação, o plano de expansão das universidades públicas, o ProUni, a criação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), as políticas afirmativas contra a discriminação racial, de mulheres e minorias sexuais e o amplo conjunto de medidas que impulsionaram enormes avanços na agricultura familiar nos últimos anos foram formulados e decididos com a participação direta de milhões de brasileiros, por meio de inúmeros canais criados ou ampliados para consolidar a democracia participativa no país.
Só as 73 conferências nacionais temáticas realizadas para debater políticas públicas envolveram, em seus vários níveis, cerca de cinco milhões de pessoas. Mais da metade dos conselhos nacionais de políticas públicas que contam com participação popular foram criados ou ampliados nos últimos oito anos.
Mais.
De facto, «Democracia Participativa» surgiu quando se trabalhou o «Orçamento Participativo», tendo alguns verificado que havia situações em que existia aquela e não se fazia referência a este. O artigo acrescenta aos debates havidos.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cartão de Cidadão vai permitir autenticar envio de actos oficiais

Cartão de Cidadão vai permitir autenticar envio de actos oficiais | © DR

O Cartão de Cidadão tem, a partir de 20 de Junho, uma nova funcionalidade. Vai servir para autenticação do envio de actos oficiais para publicação no Diário da República.

A Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) recebe mensalmente cerca de 10 mil actos para publicação no Diário da República (nomeações, despachos, concursos, etc.), através do portal respectivo. Estes actos são enviados electronicamente por 12 mil utilizadores registados em representação de institutos, escolas, hospitais, municípios e órgãos da Administração Pública).

A partir de 20 de Junho, estes utilizadores podem usar o seu Cartão de Cidadão para autenticação do envio de actos para publicação no Diário da República, em alternativa ao actual procedimento semelhante ao homebanking (login, password e código matriz). Esta nova funcionalidade, disponível no portal do Diário da República, permite às entidades públicas o uso de uma ferramenta de autenticação mais simples e muito segura.

Para a adopção desta nova forma de autenticação, os utilizadores apenas necessitam de um leitor de cartões para ligação a um computador pessoal e de instalar a respectiva aplicação informática disponível, gratuitamente, em www.cartaodecidadao.pt ou http://www.senha001.gov.pt/instalacao.php. Concluída a instalação, deve associar o registo do utilizador da entidade no portal do Diário da República ao seu Cartão de Cidadão.

No envio dos actos para publicação, o utilizador deve autenticar-se com o Cartão do Cidadão, inserindo-o no leitor e digitando o respectivo PIN de autenticação (indicado na carta de notificação recebida para levantamento do Cartão de Cidadão).

Jornal Destak

terça-feira, 14 de junho de 2011

Mais sobre a «CLOUD»

Cada vez mais se descreve melhor o que é a «Cloud Computing». É este o caso que começa assim:
«A infra-estrutura de TI muda-se para as nuvens
A computação em nuvem está a gerar muita discussão e entusiasmo no mundo das TI para empresas. Ansiosas por aumentar a sua eficiência e diminuir os custos, as organizações de todos os tipos e dimensões têm vindo a aderir rapidamente à subcontractação de soluções de infra-estruturas, plataformas e software. Aqui, damos uma vista de olhos à tendência da computação em nuvem nas TI.
Há um século, muitas grandes empresas possuiam o seu próprio fornecimento de electricidade, os seus próprios geradores e as suas próprias infra-estruturas. Hoje em dia, isso é impensável, excepto em circunstâncias muito excepcionais. Este é exactamente o mesmo princípio que tem motivado a computação em nuvem — obter grandes economias de escala na área das TI.
Embora as definições possam variar, a computação em nuvem consiste, basicamente, no acesso em tempo real a infra-estruturas, serviços e software TI através da Internet ou numa infra-estrutura interna baseada na web. Dentro de alguns anos, dizem os especialistas, a maioria das empresas irá utilizar pelo menos algumas aplicações e serviços baseados na computação em nuvem. (...)»

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Investigadores de 15 países vão debater Sistemas e Tecnologias de Informação

Vai realizar-se de 15 a 18 de Junho, em Chaves, a conferência internacional CISTI’2011 – 6ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, numa organização partilhada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e pela Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias da Informação (AISTI).

Esta conferência realiza-se anualmente com o propósito de apresentar e discutir ideias inovadoras, estudos, protótipos e resultados de investigação científica na área Sistemas e Tecnologias de Informação. A UTAD foi escolhida para organizar a edição deste ano em parceria com a AISTI, na sequência do trabalho relevante que um grupo de investigadores da área da Informática da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) vem desenvolvendo nos últimos anos neste domínio científico.

A conferência decorrerá no Hotel Casino de Chaves e contará com a participação de cerca de três centenas de investigadores e profissionais de vários países (Portugal, Brasil, Espanha, Colômbia, Bolívia, Cuba, Uruguai, Panamá, Paraguai, Dinamarca, EUA, Paquistão, Suíça, entre outros). Os trabalhos científicos abordarão temáticas muito diversas e serão apresentados em 44 sessões distribuídas ao longo da duração da conferência, podendo o respectivo programa ser consultado em www.aisti.eu/cisti2011.

A conferência incluirá também algumas actividades sociais que darão a conhecer as potencialidades turísticas, a cultura e os sabores da região do Alto Tâmega. A Sessão Solene que terá lugar no dia 16 de Junho, pelas 14h30.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A PENSAR NAS FÉRIAS

Para filhos, netos, sobrinhos, .... dos 3aps, sugestões para férias. Conheço o lugar, vale a pena conhecer e usufruir.