sábado, 30 de junho de 2012

terça-feira, 26 de junho de 2012

VIVER COM ESTILO - EXPOSIÇÃO JORGE AMADO


E agora que as férias já estão aí para muitos, e próximas para outros,  retomemos o VIVER COM ESTILO, mesmo em tempo de crise. Há coisas boas que ainda são grátis, e não as valorizamos. E muitas delas estão no espaço de serviço público, como a Exposição Jorge Amado em Portugal.Lembremos que o nosso Viver com Estilo se inspirou na Intelligent Life. É isso, fazemos Benchmarking com os melhores.


quinta-feira, 21 de junho de 2012

«TRANSPARÊNCIA PÚBLICA»


Apenas para dar conta da experiência Brasileira em torno da Transparência na esfera da causa pública. Veja aqui, onde se pode ler: «Páginas de Transparência Pública  - O estímulo à transparência pública é um dos objetivos essenciais da moderna Administração Pública. A ampliação da divulgação das ações governamentais a milhões de brasileiros, além de contribuir para o fortalecimento da democracia, prestigia e desenvolve as noções de cidadania.
As Páginas de Transparência Pública dão continuidade às ações de governo voltadas para o incremento da transparência e do controle social, com objetivo de divulgar as despesas realizadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, informando sobre execução orçamentária, licitações, contratações, convênios, diárias e passagens. (...)».

terça-feira, 19 de junho de 2012

NOVA LEI LABORAL

"A lei laboral foi discutida à vírgula com os parceiros sociais".
O Ministro da Economia lembrou que "estas leis laborais são importantíssimas para o País". "Há muito tempo que os estudos internacionais mostravam que Portugal tinha problemas de competitividade, e ao nível da legislação laboral. É fundamental levar a cabo esta reforma laboral, agora promulgada, principalmente para criarmos mais emprego."
 

O ESTADO DEVE 80 MILHÕES RELATIVOS AOS SEGUROS AGRÍCOLAS

O Estado deve 80 milhões de euros às seguradoras portuguesas, relativo a pagamentos em atraso no âmbito dos seguros agrícolas.


Fenómenos com a geada são cobertos por este tipo de seguros.

A Secretaria de Estado da Agricultura afirma, por seu lado, que as "dívidas deverão ascender, em 2012, a 65 milhões de euros", mas garante que está a desenvolver iniciativas que têm como objectivo o pagamento do montante. 

NOVO INDICE DE MEDIDA DE RIQUEZA



«Uma nova métrica foi divulgada hoje (17), durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que incorpora as vertentes per capita dos capitais humano e natural. A proposta está detalhada no Relatório Inclusive Wealth Report 2012 (Relatório de Riqueza Inclusiva 2012), produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pelo Programa Internacional de Dimensões Humanas da Universidade das Nações Unidas. O levantamento foi realizado com 20 países desenvolvidos e em desenvolvimento, que representam 56% da população mundial . Uma próxima edição está programada para 2014.
Uma das principais recomendações no documento é que os países invistam mais na conservação do seu capital natural, como em reflorestamento, programas de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD) e iniciativas que unam agrobiodiversidade, já que foi o item em que houve a pior performance; e incluam o índice de riqueza inclusiva em seus planos macroeconômicos». (+)

sábado, 16 de junho de 2012

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO «RIO + 20»

Está a decorrer a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Se quiser acompanhar aqui está o site oficial. E a Administração Pública não foi esquecida:

quinta-feira, 14 de junho de 2012

MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO ISCAL

Atenção, já abriram as candidaturas para o Mestrado em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA no ISCAL. Em particular, Licenciados em Contabilidade e Administração, qualquer que seja o ramo - mas por maior força de razão os de Gestão e Administração Pública - têm aqui uma boa escolha para continuarem os seus estudos. Saiba mais. Divulgue.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

«IADIS INTERNATIONAL CONFERENCE»


«The IADIS WWW/Internet 2012 Conference aims to address the main issues of concern within WWW/Internet. WWW and Internet had a huge development in recent years. Aspects of concern are no longer just technical anymore but other aspects have arisen. This conference aims to cover both technological as well as non-technological issues related to these developments». Saiba mais.

«LOOKING FOR A NEW JOB?»



Nesta era de globalização e de novas profissões, um anúncio que não deixou de me chamar a atenção:

«Business Analyst

SAM Research is currently searching for a dynamic individual to play a central role in defining the requirements for SAM’s proprietary software application, which is used by companies to participate in the assessment for the Dow Jones Sustainability Index, the world’s leading sustainability benchmark. In addition, you will help develop tools for accessing and analyzing sustainability data and information.
  • Defining the business requirements to further develop our internal software application designed as SAM’s primary tool for collecting and analyzing sustainability data
  • Developing requirements for tools to extract and analyze sustainability data for SAM’s research department and other internal clients
  • Overseeing the Media and Stakeholder Analysis (MSA), including responsibility for SAM’s customized tool for analyzing sustainability related incidents and controversies
  • Responsibility for the data quality for selected sectors for the Corporate Sustainability Assessment, SAM’s questionnaire used for the selection of companies for the Dow Jones Sustainability Index (...)». Continue aqui. 
E, eventualmente, para se entender melhor, é necessário ter ideia do que é o  «Dow Jones Sustainability Index», e dominar o conceito de «Stakeholder», e o que é «benchmarking». Para estes os 3APS  estão «formados», para o indice, para um primeiro conhecimento, caso não esteja familiarizado, é só procurar. Por exemplo aqui. Por onde pode chegar a descrições como estas: «The CSA focuses on a company’s long-term value creation with over 100 questions on financially material economic, environmental and social practices. Over half of the questions are industryspecific as SAM is convinced that sector-specific sustainability risks and opportunities play a key role in a firm’s long-term success. The other half includes questions on general sustainability issues such as corporate governance, product stewardship and talent attraction & retention».
Gostaria que os 3APs não tivessem necessidade de emigrar,  se isso não desejarem, mas faço votos  para que sejam «cidadãos do mundo» e que possam trabalhar onde estejam mais confortáveis. E a razão deste post anda por aí ...

segunda-feira, 11 de junho de 2012

PASSAR DAS PALAVRAS AOS ACTOS

Com o desemprego a atingir níveis históricos, Cavaco Silva exigiu ao Governo que adopte novas políticas de emprego e que "passe das palavras aos actos".

"O combate à falta de emprego, sobretudo entre os mais jovens, deve estar no topo das prioridades" da agenda social europeia e, também, da agenda nacional, alertou Cavaco, para quem "é urgente passar das palavras aos actos e adoptar novas políticas de emprego".

Passos Coelho, que pela primeira vez assistiu às comemorações do 10 de Junho enquanto primeiro-ministro, desvalorizou o apelo de Cavaco, garantindo que o Governo tem vindo a tomar as medidas "adequadas para poder lutar contra o desemprego".

O Presidente da República falou aos portugueses a partir do CCB, em Lisboa, durante a sessão solene das comemorações do Dia de Portugal.

domingo, 10 de junho de 2012

NO DIA DE CAMÕES


Do discurso do Reitor da Universidade de Lisboa, António da Nóvoa, Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas:
«(...)
A arrogância do pensamento inevitável é o contrário da liberdade. E nestes estranhos dias, duros e difíceis, podemos prescindir de tudo, mas não podemos prescindir nem da Liberdade nem do Futuro.
O futuro, Minhas Senhoras e Meus Senhores, está no reforço da sociedade e na valorização do conhecimento, está numa sociedade que se organiza com base no conhecimento.
Há a liberdade de falar e há a liberdade de viver, mas esta só existe quando se dá às pessoas a sua irreversível dignidade social (Miguel Torga).
Gostaria de recordar o célebre discurso de Franklin D. Roosevelt, proferido num tempo ainda mais difícil do que o nosso, em 1941. A democracia funda-se em coisas básicas e simples: igualdade de oportunidades; emprego para os que podem trabalhar; segurança para os que dela necessitam; fim dos privilégios para poucos; preservação das liberdades para todos.
Numa situação de guerra, Roosevelt sabia que os sacrifícios têm de basear-se numa forte consciência do social, do interesse coletivo, uma consciência que fomos perdendo na vertigem do económico; pior ainda, que fomos perdendo para interesses e grupos, sem controlo, que concentram a riqueza no mundo e tomam decisões à margem de qualquer princípio ético ou democrático. É uma “realidade inaceitável”.
Em mar de águas revoltas, é preciso manter o rumo, ter a sabedoria de separar o acessório do fundamental. A Europa não é uma opção, é a nossa condição. Uma Europa com uma nova divisa: liberdade, diversidade, solidariedade.
 (...)». Mas leia o discurso todo, vai ver que vale a pena.

sábado, 9 de junho de 2012

DINHEIRO, POLÍTICA E PODER: RISCOS DE CORRUPÇÃO NA EUROPA


«Um relatório da organização Transparência Internacional alerta esta quarta-feira para a ligação entre a crise financeira e a corrupção e coloca Grécia, Itália, Portugal e Espanha como os países que menos se esforçam para combater o problema.
Intitulado «Dinheiro, Política e Poder: Riscos de Corrupção na Europa», o relatório hoje apresentado em Bruxelas conclui que as estreitas ligações entre as empresas e os governos favorecem o abuso de poder, o desvio de fundos e a fraude, minando a estabilidade económica. (...) 
(+) . E no site da Transparency International tem o relatório disponível. E a «Transparency International is the global civil society organisation leading thefight against corruption. Through more than 90 chapters worldwide and aninternational secretariat in Berlin, we raise awareness of the damaging effects of corruption and work with partners in government, business and civil society to develop and implement effective measures to tackle it».
  A propósito, na Administração Pública portuguesa todos os organismos devem elaborar o seu Plano de Gestão de Riscos de Gestão incluindo os riscos de corrupção e infracções conexas, e disponibilizá-lo na Internet. Saiba mais no site do Conselho de Prevenção da Corrupção. E,  já agora, no Ramo de Gestão e Administração Pública do ISCAL estudam-se estas coisas, nomeadamente em torno do Plano referido, visto como peça de um Processo na esfera da transparência.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

ÁFRICA


Hoje na TSF numa crónica de Fernando  Alves pode ouvir-se: «Começa hoje em Libreville, no Gabão, a primeira edição do New York Forum África. O evento tem o dedo de Richard Attias que, durante 13 anos, organizou o Forum Económico Mundial, em Davos. É um forum panafricano que reúne, sob o patrocínio do presidente do Gabão, mais de 600 líderes internacionais de opinião e decisores na área da política e dos negócios em todo o continente africano. Eles propõem-se, nestes 3 dias do encontro de Libreville, "repensar a África de amanhã". Vale a pena deitar um olho às reflexões que vierem da capital gabonesa. Como lembrou há dias Andrew Burns, um dirigente do Banco Mundial, "a África sub-sahariana é um dos motores do crescimento mundial". É ainda um pequeno motor? É ainda um pequeno motor. Também a China era, há 20 anos. Richard Attias deixa, para este encontro, um tópico estimulante: "A Africa é o futuro do mundo". O que nos dizem os números? Dizem que "seis países africanos fazem parte dos 10 países do mundo com crescimento mais rápido na última década". Não foi por ter nascido em Marrocos que Attias percebeu a importância de juntar os maiores talentos africanos na discussão sobre o papel de África para o desenvolvimento global». Mais que não fosse, só pelo fato de termos estudantes africanos no 3ap, ao sabermos do acontecimento tinhamos de o trazer para este nosso blogue. Fiquemos atentos aos resultados, e para seguir o Fórum, aqui. 



quarta-feira, 6 de junho de 2012

SEMINÁRIO INTERMUNICIPAL 2012


Pediram-nos para divulgar e aqui está: «Temos o prazer de informar que no dia 12 de Junho de 2012 decorre o Seminário intitulado "INTERMUNICIPALISMO E O PROCESSO DE DESCENTRALIZAÇÃO: O PAPEL DAS COMUNIDADES INTERMUNICIPAIS" que terá lugar na Aula Magna do ISCSP, em Lisboa, com convidados de excelência que se apresentam ao público para debater as mudanças ao nível do poder local em Portugal. Neste evento teremos também a oportunidade de apresentar o novo Laboratório de Dinâmicas Territoriais (ISCSP-LADITER), que tem como principal objectivo radiografar à escala local as dinâmicas do território português. O convite estende-se a toda a comunidade que queira participar neste debate de ideias. A ENTRADA É LIVRE.
Agradecemos a divulgação do evento e a confirmação de presenças através do contacto: eminario.intermunicipal.2012@gmail.com »

COLÓQUIO DA MATEMÁTICA

Sabe quantas sequências de malabarismo podem existir? Será que todas são possíveis de executar? E onde entra a matemática nisto tudo? O malabarismo envolve claramente destreza e concentração. O que talvez possa ser um pouco surpreendente é que a matemática seja útil nesta arte circense. No próximo sábado, 9 de Junho, às 16.00, venha descobrir A Matemática nas Artes Circenses com António Machiavelo, do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências do Porto, e o Chapitô - Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo.
Vamos falar com um matemático malabarista e assistir a malabaristas com queda para a matemática. E quem sabe talvez aprenda alguns truques?
O ciclo de conversas A Matemática das Coisas é organizado pelo Pavilhão do Conhecimento-Ciência Viva em parceria com a Sociedade Portuguesa de Matemática. A entrada é gratuita.
Mais informações em
www.pavconhecimento.pt

ARRAIAL