«Nos últimos tempos, os Moocs foram um dos temas mais comentados no universo da educação. Plataformas como o Coursera e o edX já ofereceram, juntas, cursos – de universidades como Harvard, Berkeley, Columbia e Stanford –, para mais de 4 milhões de pessoas. E são esses mesmos números que apresentam o outro lado da moeda: o lado frágil. O que fazer com esses milhões de pessoas famintas por conhecimento? Como avaliar o aprendizado de todas elas?
Em resposta a essas perguntas, acadêmicos de Harvard afirmam que esse modelo já faz parte do passado e que já vivemos a era pós-Mooc. Segundo eles, a moda de agora serão os Spocs (Small Private Online Courses), cursos on-line e gratuitos que, diferentemente dos Moocs, devem ser destinados para públicos pequenos, de no máximo dezenas ou centenas de participantes, o que significa um processo mais qualificado de avaliações e a capacidade de desenvolver uma experiência mais personalizada. E olhando mais para frente, com números menores, a discussão sobre custos e créditos levantada pelos Moocs, fica mais próxima». Continue a ler.
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