quarta-feira, 28 de junho de 2017

quarta-feira, 21 de junho de 2017

LEONEL FADIGAS | «Território e Poder - o uso, as políticas e o ordenamento»






«O território é uma realidade geográfica e cultural definida como um espaço sobre o qual se exerce um qualquer tipo de poder e no qual se estabelecem redes que o formatam, consolidam e expandem.
O território, na sua natureza física e geográfica, é, também, um produto do tempo, dos conflitos, das lutas e das dinâmicas sociais e políticas que lhe foram dando dimensão e novas configurações, de acordo com o conhecimento, as regras de uso e as técnicas de aproveitamento e transformação dos materiais, o que faz com que seja o reflexo da sociedade que o define, formata, usa e domina, sendo, pois, uma efetiva expressão dos poderes que sobre ele se exercem e exerceram.
As relações de poder que o território exprime e nele se manifestam dão sentido à ideia de que o ordenamento e a gestão do território não são questões exclusivamente técnicas; são, em muito, questões políticas, no sentido mais puro do termo, e como tal nelas se devem fazer sentir, crescentemente, as vozes da cidadania.
Assim, este livro destina-se a todos os leitores a quem as questões do ordenamento interessam por razões profissionais ou porque delas depende a sua qualidade de vida: arquitetos, urbanistas, geógrafos, economistas, políticos e, sobretudo, cidadãos interessados em participar na construção de um território mais coeso, mais sustentável e onde a economia seja mais humana e mais social». Saiba mais.


sexta-feira, 16 de junho de 2017

quarta-feira, 14 de junho de 2017

«Solved! Better pupil discussion in the classroom»



«Summary
It is now increasingly common practice for teachers to record themselves teaching as a way of reflecting upon their practice, but what about recording the pupils themselves? Our recent report showed how important it is that students do more collaborative problemsolving at school to get them ready for work. Yet despite strong evidence for its impact, it is rarely taught in schools. At Nesta we want to support collaborative problem-solving (CPS) practice in the classroom. Over the next year we’ll be supporting four pioneering innovators in the field to create new tools and test them with students. In 2016 we embarked on the first of these four experiments, a small-scale exploratory pilot with Harris Academy, Battersea.  Our approach was simple and inexpensive, using dictaphones to produce transcripts in order to examine their effectiveness as a tool for developing pupils’ problem-solving discussions. We worked both UK Transcription and AI Media who were able to turn around recordings in just a few days and The University of Melbourne for help with coding them. (...)».