sexta-feira, 30 de junho de 2023

DESTAQUEMOS AS MESAS REDONDAS DA INICIATIVA ESTC/CINEMATECA | 10, 18 e 20 de julho 2023

 


Se costuma seguir-nos, este post é isso mesmo que é capaz de estar a pensar: a continuação do imediatamente anterior -  a imagem foi retirada do semanário Expresso. É um regalo ver iniciativas destas! Digamos,  A ESCOLA FORA DE PORTAS. 




quinta-feira, 29 de junho de 2023

EM COLABORAÇÃO COM A ESCOLA SUPERIOR DE TEATRO E CINEMA DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LISBOA PELOS SEUS 50 ANOS | um ciclo de filmes na Cinemateca

 



e NA SENDA DE UMA VIDA INTELIGENTE, lembremos que há mais na CINEMATECA. A ESTC (escola do Instituto Politécnico de Lisboa) está em boa companhia ... E aqui ficam os PARABÉNS!


Ah, os bilhetes «são camaradas», ou seja, acessíveis.



«The implications of AI across sectors against key ESG considerations»

 



terça-feira, 27 de junho de 2023

«futuro sem limites» para o IPL - Instituto Politécnico de Lisboa

 




Reparámos no outdoor   em que se publicita a oferta do ISEL - licenciaturas, mestrados, pós-graduações - de que as imagens acima encontradas na internet farão parte. O outdoor, ao nosso olhar, funciona mesmo muito bem - pelo menos no local onde o vimos com a bela luz de Lisboa a iluminá-lo num fim de tarde...E pensámos: bem esgalhado!  E é isso que aqui queremos assinalar, ou não fosse o ISEL do universo IPL a que pertence também o ISCAL que o nosso blogue privilegia. Mas todos ficariamos a ganhar caso se mostrasse  que o POLITÉCNICO DE LISBOA é mais do que um somatório de Escolas, e que não será por acaso que estão juntas. Já agora, por conhecimento direto, seria útil tentar recuperar «memória» de iniciativas que exploravam o que IPL podia fazer em conjunto, interagindo e misturando: cultura - dança, teatro, música, cinema; engenharia; sáude; educação; contabilidade; comunicação social ... Mais do que «o futuro sem limites» apenas para o ISEL, que tal para todo o IPL em interação? 

  

Ah, bem vistas as coisa, é para isso que nos leva o PARADIGMA «DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL». Confirma-se, isto anda tudo ligado ...





quinta-feira, 22 de junho de 2023

DOS OUTROS | «Scotland’s National Innovation Strategy»

 


«The purpose of this economic evidence paper is to provide a summary of the theory and selected evidence on Scotland’s innovation performance to provide context for and inform the development of Scotland’s innovation strategy»



quarta-feira, 21 de junho de 2023

NÃO PERCA A CONFERÊNCIA DA GULBENKIAN «Inteligência Artificial: que Humanidade ?/Modelos de linguagem: tecnologias, aplicações e desafios» | FOI EM MAIO MAS TEMOS VÍDEO

 




«Inteligência Artificial: Que Humanidade?

Nesta conferência, especialistas exploram o futuro da inteligência artificial e suas consequências para a humanidade, discutindo os avanços recentes, aplicações em diversas áreas e os impactos económicos, sociais e filosóficos desta tecnologia revolucionária.

Desenvolvimentos recentes nas áreas da inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática estão a revolucionar a economia e a sociedade. Os sistemas baseados em IA têm inúmeras aplicações em marketing, vendas, saúde, finanças, educação, transporte, logística e até mesmo em investigação científica.

Num futuro próximo, os sistemas baseados em IA poderão substituir uma fração significativa de trabalhadores em muitos trabalhos e funções. A aprendizagem profunda, a tecnologia que está no centro dos recentes desenvolvimentos de IA, permite que os computadores aprendam com os dados e com a experiência, abrindo o caminho para mudanças ainda mais radicais na forma como interagimos com as máquinas. (…)»


*

*  *


Sempre que temos acesso a conferências destas o pensamento que nos assola: como é possível que continuemos a ensinar e a aprender nos moldes tradicionais? Olhemos, a titulo de exemplo, para a clareza daquela primeira intervenção - «Modelos de linguagem: tecnologias, aplicações e desafios | Arlindo Oliveira – Professor do Instituto Superior Técnico e presidente do INESC». Com estas características valerá não sei quantas «aulas» clássicas ...As rupturas tão recomendadas, nomeadamente na esfera do Ensino Superior, têm de passar à prática.

Dado o universo subjacente a este blogue, amiude também esta interrogação: qual o futuro da «profissão contabilista»?, em especial no ambiente da Inteligência Artificial. Pela nossa parte, estamos com os que «profetizam» que «os contabilistas vão salvar o mundo». Mas, para isso, necessariamente, tem que haver uma revolução nos conceitos e técnicas  que lhe redefinirão o  universo. Sim, sim, e tudo conformado com o que emerge do paradigma DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Há que buscar um MUNDO NOVO PARA A CONTABILIDADE e não «inventar» mais um ou outro tipo/sistema a adicionar à grande soma que já existe.   E até podemos ligar isto ao que está na ordem do dia relacionado com as ORDENS PROFISSIONAIS ...  

 Enfim, onde nos leva uma conferência!  

 

terça-feira, 20 de junho de 2023

RESOLUÇÃO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA n.º 69/2023 | «Recomenda ao Governo o reforço da inovação e modernização da gestão pública, para um Estado mais simples, célere e eficiente ao serviço das pessoas»

 


Resoluções deste tipo sempre nos causam alguma perplexidade: na circunstância, recomenda-se aquilo que faz parte da razão de ser da «gestão pública». A questão que nos ocupa e de que se tem feito eco neste blogue: quem prepara e como se prepara para tal? Ou seja, faz sentido que se faça um balanço do sistema de ensino de que dispomos para se formarem os profissionais na esfera da gestão para as ADMINISTRAÇÕES. É nossa convicção de que não vamos gostar do que veremos. Nomeadadmente se fizermos BENCHMARKING como deve ser. Isto é, com os melhores. O lado útil da Resolução: só a sua existência é sinal de que algo não vai bem ... Se a juntarmos ao «espectáculo público» a que nos foi dado assistir sobre o funcionamento de serviços, nomeadamente, pela transmissão em direto de COMISSÕES do Parlamento quase nos deixa angustiados ... Necessariamente, a nosso ver, a ACADEMIA tem de se chegar à frente para mudar este estado das coisas. Sem isso ... Olá ISCAL, está à espera de quê? 



segunda-feira, 19 de junho de 2023

« O relatório Estado da Nação 2023 da Fundação José Neves apresenta as dinâmicas da educação, do emprego e das competências durante o ano de 2022. Foca-se na digitalização no emprego, nas empresas e na educação e nos seus grandes desafios»

 


«A Fundação José Neves pretende contribuir para transformar Portugal numa sociedade do conhecimento através da educação alinhada com as necessidades do futuro
A aposta na educação e na formação contínua é crucial para assegurar aos portugueses perspetivas de empregabilidade de qualidade, realização pessoal e bem-estar; é fundamental para as empresas serem mais bem geridas e mais produtivas; e urgente para um Portugal mais competitivo e desenvolvido.
O “Estado da Nação: Educação, Emprego e Competências em Portugal” tem o objetivo de apresentar a situação do país nestes domínios e promover a discussão pública para uma urgente evolução do sistema de educação e formação e o seu alinhamento com as necessidades do mercado de trabalho e com os desafios do futuro. É missão deste relatório descobrir e disseminar conhecimento do ponto de situação da educação, do emprego e das competências em Portugal, apresentando metas aspiracionais para 2040.
A edição de 2023 começa por atualizar a posição atual em indicadores-chave da educação e do emprego e as dinâmicas dos salários e do emprego durante o ano de 2022. De seguida, foca-se na digitalização no emprego, nas empresas e na educação, que é uma aposta com muito potencial e que Portugal não pode desperdiçar. Debruça-se ainda sobre os enormes desafios que o sistema de educação e formação enfrenta, quer no longo prazo – sugerindo uma reflexão sobre a educação do futuro – quer desafios inadiáveis que comprometem o futuro dos jovens e do país – a falta de professores e as perdas de aprendizagens resultantes da pandemia. O relatório termina com a posição atual face às metas para um Portugal do conhecimento em 2040 e caminhos para um futuro melhor». Leia aqui.

quinta-feira, 8 de junho de 2023