sábado, 24 de abril de 2010
ARQUIVO DA WEB PORTUGUESA
quinta-feira, 22 de abril de 2010
ARQUIVO DIGITAL
A pedido da colega Madalena reescrevo a mensagem que ela me pediu para publicar.
Artigo publicado hoje (16 de Abril) no Jornal do Público com o seguinte título:
“Arquivo Digital
Todos os nossos Tweets estão na Biblioteca do Congresso dos EUA”
A hipótese de um futuro distante ou não? Aonde escritores e jornalistas quisessem retratar o Séc XXI
A Biblioteca de Congressos dos EUA
Ao falarmos deste arquivo provavelmente não teremos noção da quantidade de mensagens que serão guardadas
Esta instituição Faz parte de um programa nacional de preservação digital de informação (National Digital Information Infrastructure and Preservation Program)
Nesta aérea em Portugal
2005-2006 – arquivo de ficheiros mas não construção de um sistema de base de dados.
O arquivo da Web Portuguesa lançado em 2007 faz um arquivo de toda espécie de ficheiros digitais os quais são guardados nos servidores da Fundação para a Computação Cientifica Nacional.
Comentário pessoal:
Através deste artigo de Jornal
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Portugal tem os serviços públicos mais sofisticados da Europa.
Portugal ocupa o primeiro lugar da tabela de disponibilização e sofisticação dos serviços públicos 'online' no oitavo estudo comparativo sobre Administração Electrónica na Europa 'Smarter, Faster, Better eGovernment', revelou o gabinete do ministro da Presidência. Veja o desenvolvimento da noticia aqui
sexta-feira, 16 de abril de 2010
quinta-feira, 15 de abril de 2010
sábado, 10 de abril de 2010
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Portugal em 4.º na Importância atribuída às TIC
O Global Information Technology Report, que analisa a importância que os governos de 133 países atribuem às TIC para o futuro dos seus países, coloca Portugal em 4.º lugar. No que se refere à utilização eficiente das TIC pelo Governo, o país aparece em 6.º lugar e quanto à prioridade atribuída às TIC em 8.º, a mesma posição que ocupa quando considerado o sucesso na promoção das tecnologias.
Este relatório baseia-se no Networked Readiness Index (NRI), que coloca Portugal em 6.º lugar na capacidade de utilização das TIC pela Administração Pública. No índice global do NRI, Portugal está no 33.º lugar, sendo que a nível da União Europeia ocupa a 16.ª posição.
O NRI mede o grau de preparação, participação e desenvolvimento de um país ou região no aproveitamento que faz dos benefícios das TIC e abrange três componentes: ambiente (environment), preparação (readiness) e utilização (usage). Em relação ao primeiro e ao terceiro sub-índices, Portugal ocupa a 32.ª posição, enquanto no segundo é 39.º do ranking.