A pedido da colega Madalena reescrevo a mensagem que ela me pediu para publicar.
Artigo publicado hoje (16 de Abril) no Jornal do Público com o seguinte título:
“Arquivo Digital
Todos os nossos Tweets estão na Biblioteca do Congresso dos EUA”
A hipótese de um futuro distante ou não? Aonde escritores e jornalistas quisessem retratar o Séc XXI, poderiam utilizar filmes, livros e de certeza o espólio do Twitter.
A Biblioteca de Congressos dos EUA, considerada a maior do mundo vai arquivar cada um dos tweets que foram publicados na rede desde o início da sua existência. Todas as mensagens com 140 caracteres publicado no Twitter ficarão guardadas, desde a célebre mensagem da vitória de Barack Obama, as que denunciaram os direitos humanos, as que nos informaram do sismo no Haiti e as que nos mostraram a Terra vista do espaço.
Ao falarmos deste arquivo provavelmente não teremos noção da quantidade de mensagens que serão guardadas, mas se ponderarmos que o Twitter processa mais de 50 milhões de mensagem por dia.
Esta instituição Faz parte de um programa nacional de preservação digital de informação (National Digital Information Infrastructure and Preservation Program), tendo por missão recolher, preservar e tornar disponíveis conteúdos digitais.
Nesta aérea em Portugal, o que está a ser feito a partir da Biblioteca Nacional, através do projecto “Arquivo da Web Portuguesa”.
2005-2006 – arquivo de ficheiros mas não construção de um sistema de base de dados.
O arquivo da Web Portuguesa lançado em 2007 faz um arquivo de toda espécie de ficheiros digitais os quais são guardados nos servidores da Fundação para a Computação Cientifica Nacional.
Comentário pessoal:
Através deste artigo de Jornal, deparamos que o arquivo digital começa actualmente a ser uma preocupação pertinente, dado que é necessário encontrar formas de arquivar a informação digital, senão perder-se-à, mas a informação digital não passa só pela questão do arquivo e isso podemos constatar através da leitura dos diversos e-textos, alertando para um grande paradigma actual, que é como gerir toda a informação obtida, como guardar? para onde vai? Que utilidade terá no futuro?
Tanta é a preocupação e a relevância do tema, que praticamente diariamente é publicado nos jornais algo a falar de redes sociais, de sistemas de informação, da evolução dos TIC’s, o que podemos concluir que é algo que paira sobre nós.
4 comentários:
Lamento informar que esta informação está incorrecta: "Nesta aérea em Portugal, o que está a ser feito a partir da Biblioteca Nacional, através do projecto “Arquivo da Web Portuguesa”."
O Arquivo da Web Portuguesa é um projecto da FCCN, com o qual a Biblioteca Nacional colabora.
Cumprimentos.
Foi bom ter sugerido esta questão;
1º abordamos o assunto na Unidade Curricular Sistemas de Informaçao;
2º ficamos com a informação que que o arquivo da Web Portuguesa é um projecto da FCCN e podemos "visitar" o mesmo...
Daniel
Agradeço o esclarecimento. Ficámos a saber que existe um projecto nacional para o arquivo web português e que trabalha em parceria. É bom saber que existem instituições desta natureza, que além de trabalharem para o mesmo fim, partilham também informação. Quem sai beneficiado é sem dúvida o cidadão.
Congratulo-me sinceramente e desde já felicito-o nesse sentido.
Caso queira nos acompanhar estamos no link:
http://www.3ap-iscal.blogspot.com/
Cumprimentos
Elisabete Fernandes
Muito obrigado pela sua participação, e pela sua informação,dado que se enquadra numa Unidade Curricular intitulada "Sistemas de Informação e Comunicação".
Madalena Sá
Enviar um comentário