quarta-feira, 7 de abril de 2010

Portugal em 4.º na Importância atribuída às TIC

Segundo o Global Information Technology Report 2009-2010, Portugal é o 4.º país que atribui mais importância às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na formulação da sua visão de futuro. O estudo engloba 133 países e foi recentemente divulgado pelo World Economic Fórum.

O Global Information Technology Report, que analisa a importância que os governos de 133 países atribuem às TIC para o futuro dos seus países, coloca Portugal em 4.º lugar. No que se refere à utilização eficiente das TIC pelo Governo, o país aparece em 6.º lugar e quanto à prioridade atribuída às TIC em 8.º, a mesma posição que ocupa quando considerado o sucesso na promoção das tecnologias.
Este relatório baseia-se no Networked Readiness Index (NRI), que coloca Portugal em 6.º lugar na capacidade de utilização das TIC pela Administração Pública. No índice global do NRI, Portugal está no 33.º lugar, sendo que a nível da União Europeia ocupa a 16.ª posição.
O NRI mede o grau de preparação, participação e desenvolvimento de um país ou região no aproveitamento que faz dos benefícios das TIC e abrange três componentes: ambiente (environment), preparação (readiness) e utilização (usage). Em relação ao primeiro e ao terceiro sub-índices, Portugal ocupa a 32.ª posição, enquanto no segundo é 39.º do ranking.

Sem comentários: