domingo, 22 de dezembro de 2013

BOAS FESTAS 2013/2014






A Ar Co enviou-nos estas belas Boas Festas, e nós com elas desejamos o
 mesmo a todos os nossos leitores e distinguimos esta
 escola fantástica





domingo, 15 de dezembro de 2013

«OUTSOURCING PUBLIC»



  A não perder:

Outsourcing public services and cutting the size of the state: Top 5 blogs you might have missed this week

 na prestigiada LSE. No seu blogue -  estamos bem acompanhados.
Mas neste dia continuemos a lembrar Nelson Mandela, e para isso, por exemplo:
NO DIA DO ÚLTIMO ADEUS A NELSON MANDELA | Mulheres Africanas .



 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

«Ciência Livre: vale a pena um professor criar o seu blog»

 
«(...)
Isto dito, eu que não sou nenhum MIT, constatei nestes anos de experiência prática do meu blog o seguinte, esperando que as informações sejam úteis:
1) A criação de um blog individual de professor representa um investimento extremamente pequeno, comparando com o benefício obtido, sobre tudo porque hoje temos estagiários blogueiros da nova geração que tiram isto de letra. Não custará muito mais do que uma bicicleta. A alimentação do blog, por sua vez, é igualmente simples, basta escrever alguns passos no papel e seguir. E se tiver filho é mais simples ainda. (...). Leia na integra.


 

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

DIA 22 NOV | Sextas da Reforma | O ESTADO SIMPLES | 16 H | Gulbenkian








O próximo seminário do ciclo “Sextas da Reforma – Para uma reforma abrangente da organização e da gestão do setor público” realiza-se no dia 22 de novembro, sob o tema “O Estado simples”. Com apresentação de Maria Manuel Leitão Marques, da Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra, este seminário conta ainda com a participação de Paulo Neves, da Agência para a Modernização Administrativa, e Sofia Galvão, da Vieira de Almeida & Associados. Saiba mais.


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE

 


 
 
Em particular,   Criatividade e Empreendedorismo no Feminino: O Festival IN organiza um espaço dedicado à criatividade e empreendedorismo no feminino. Neste espaço dedicado às Mulheres acontecerão momentos de partilha de criatividade e conhecimento sobre empreendedorismo no feminino. Servirá, de igual modo, para apresentação de novos produtos, inovadores métodos de produção e segmentos de mercado, novas formas de organização e sobretudo para aquelas que tenham em atenção políticas activas de promoção da igualdade de género, o que contribui decisivamente para a coesão social. Para este espaço que promoverá o Networking e as relações de modo informal, estão convidadas mulheres empresárias, empreendedoras e intra-empreendedoras que apresentarão projectos como lançamento de livros, provas de vinhos, aplicações artísticas, partilha de conhecimentos, casos de sucesso e participações em sessões de mentoring. +
 
 

terça-feira, 5 de novembro de 2013

THE LISBON SUMMIT | «at the heart of Portugal's dilemma»





Topics to be discussed at The Lisbon Summit include:
  • How to reform the state and achieve sustainable public finances? 
  • How to rebalance Portugal's economy to position it for growth?
  • How can technological innovation fundamentally change businesses and create exciting new opportunities for Portuguese firms?
  • How can Portugal benefit from opportunities in high-growth markets?







domingo, 3 de novembro de 2013

Spocs (Small Private Online Courses)



«Nos últimos tempos, os Moocs foram um dos temas mais comentados no universo da educação. Plataformas como o Coursera e o edX já ofereceram, juntas, cursos – de universidades como Harvard, Berkeley, Columbia e Stanford –, para mais de 4 milhões de pessoas. E são esses mesmos números que apresentam o outro lado da moeda: o lado frágil. O que fazer com esses milhões de pessoas famintas por conhecimento? Como avaliar o aprendizado de todas elas?
Em resposta a essas perguntas, acadêmicos de Harvard afirmam que esse modelo já faz parte do passado e que já vivemos a era pós-Mooc. Segundo eles, a moda de agora serão os Spocs (Small Private Online Courses), cursos on-line e gratuitos que, diferentemente dos Moocs, devem ser destinados para públicos pequenos, de no máximo dezenas ou centenas de participantes, o que significa um processo mais qualificado de avaliações e a capacidade de desenvolver uma experiência mais personalizada. E olhando mais para frente, com números menores, a discussão sobre custos e créditos levantada pelos Moocs, fica mais próxima». Continue a ler.
 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

«UM PROFESSOR A VALER É ASSIM»


Quando leio passagens como a seguinte apetece-me sempre partilhá-las, por isso aqui fica:



sábado, 26 de outubro de 2013

MANTER O CÉREBRO JOVEM

 
«(...)
Apesar de seu envelhecimento natural, é importante atentar que o cérebro é um órgão que possui uma alta plasticidade. Ou seja, ele tem uma grande capacidade de se modificar conforme sua interação com o ambiente. Se ele for estimulado e se mantiver ativo, essas alterações causadas pelo envelhecimento serão mínimas – até mesmo imperceptíveis.
O segredo para manter o cérebro jovem é exercitá-lo. Alguns pesquisadores afirmam que o melhor exercício para o cérebro é estudar (pesquisas chegam a apontar que pessoas com nível educacional mais alto apresentam sinais mais leves de envelhecimento cerebral)». Continue a ler.
 
 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

INFORMAÇÃO EM MATÉRIA DE GÉNERO





Veja o post  INFORMAÇÃO NÃO FINANCEIRA | Em matéria de género  que se relaciona com a questão mais ampla da informação não-financeira a prestar por organizações segundo o Parlamento Europeu. Ou não estivéssemos  nós numa escola em que o seu «core» é precisamente «informação».



domingo, 13 de outubro de 2013

DIA 25 OUT |“Sextas da Reforma” discute a burocracia na administração pública | 16:00 H



 
 
«O próximo seminário do ciclo “Sextas da Reforma – Para uma reforma abrangente da organização e da gestão do setor público” realiza-se no dia 25 de outubro para discutir o tema “Uma burocracia insuficientemente burocratizada? Uma estranha interpretação sobre a administração da Administração Pública”. Com apresentação de Miguel Pina e Cunha, da Nova School of Business and Economics, este seminário conta ainda com a participação de João Figueiredo, do Tribunal de Contas, e de Beatriz Perez, da Microsoft Portugal, como comentadores convidados». Saiba mais e inscreva-se.  Gratuito. Na Gulbenkian.


 

BRINQUEDOS HISTÓRICOS

 
Hero
 
Andy Brown: Teddy Bear (1910s), Paper Soldiers (1890s), Game Boy (1990s)
 
 
A revista Wired selecionou recentemente os 32 brinquedos mais influentes dos últimos 145 anos. As escolhas são discutíveis mas demonstram a relevância dos brinquedos físicos na era dos vídeo-jogos. Continue a ler.


 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

LICENCIATURA EM CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO ISCAL | Acreditação pela Agência A3ES | FESTEJEMOS !


Saiba mais.

Para os que ainda não deram por isso: no sistema de ensino superior em Portugal,  à semelhança do que se passa noutros Países, os  cursos são avaliados periodicamente por organismos externos  às Escolas. No nosso País é à Agência A3ES   que institucionalmente compete fazer  essa avaliação e decidir pela acreditação. De facto, a missão da A3ES consiste em garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos, bem como no desempenho das funções inerentes à inserção de Portugal no sistema europeu de garantia da qualidade do ensino superior. Pois bem, a Licenciatura em Contabilidade e Administração do ISCAL,  à qual pertencemos pois que somos um dos seus três  ramos - Contabilidade | Fiscalidade |  Gestão e Administração Pública -, acaba de receber a acreditação. Está na hora de festejarmos, e de o dizermos «a toda a gente», e de prometermos que nos vamos empenhar em fazer cada vez melhor. Não porque somos avaliados, mas porque faz parte dos nossos valores, mas é claro que gostamos de ter «boa nota» da A3Es bem como  de todos os que, formal ou informalmente, olharem para nós. 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

«INDISCIPLINA CRESCE NO ENSINO SUPERIOR»



O titulo deste post é o titulo de  uma artigo publicado no caderno principal do Expresso desta semana (que saiu a 27 e não a 28 como está na imagem devido às Eleições Autárquicas) de Joana Pereira Bastos com ilustração de Helder de Oliveira. Pode ler-se: «Mau comportamento leva universidades a criara códigos de conduta que preveem sanções das aulas ou expulsão». E outra passagem: «Segundo um inquérito realizado a mais de 3300 estudantes da Universidade de Lisboa, um quarto dos jovens admite ter problemas recorrentes de concentração». Bernardo Barahona Corrêa, professor na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e investigador da Fundação Champalimaud, especialista em atenção, adianta: «Há claramente uma cultura nova que faz com que se dispersem facilmente e tenham grande dificuldade em manter a atenção. Por outro lado, o facto de sairem da casa dos pais e terem uma vida autónoma cada vez mais tarde também ajuda a explicar a maior imaturidade com que chegam ao ensino superior». E acrescenta: «Noto um aumento da perturbação nas aulas de ano para ano. Por vezes temos de mandar alunos para a rua como se fossem miudos de 14 anos».   
Mas do artigo detive-me no texto da imagem e, por experiência pessoal, revejo-me no que ali está escrito.  
Mas, por outro lado, no mesmo dia, no NYT  «Technology and the College Generation» mostra como as coisas não são lineares. Começa assim: «As a professor who favors pop quizzes, Cedrick May is used to grimaces from students caught unprepared. But a couple of years ago, in his class on early American literature at the University of Texas at Arlington, he said he noticed “horrible, pained looks” from the whole class when they saw the questions. 
He soon learned that the students did not know he had changed the reading assignment because they did not check their e-mail regularly, if at all. To the students, e-mail was as antiquated as the spellings “chuse” and “musick” in the works by Cotton Mather and Jonathan Edwards that they read on their electronic books». Continue a ler.
Em conclusão, como não podemos ficar à «espera da última moda» temos que ir tentando acertar em ação.



quinta-feira, 26 de setembro de 2013

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Estudos/Evolucao Estruturas AP



Aqui está um documento, que no meu entender poderá ser útil para os estudantes do nosso curso.

Aqui

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

HÁ 40 ANOS | «Ultimo Discurso de Salvador Allende, el 11 Sept 1973»







Especialmente para os «3AP» mais jovens, recordemos o que se passou no Chile há 40 anos: por vídeo e em texto (nem sempre se consegue perceber o que é dito).  E, quem sabe, ponto de partida para se estudarem temas do programa de Ciência Política.
«Seguramente ésta será la última oportunidad en que pueda dirigirme a ustedes. La Fuerza Aérea ha bombardeado las torres de Radio Postales y Radio Corporación.
Mis palabras no tienen amargura sino decepción. Que sean ellas un castigo moral para quienes han traicionado su juramento: soldados de Chile, comandantes en jefe titulares, el almirante Merino, que se ha autodesignado comandante de la Armada, más el señor Mendoza, general rastrero que sólo ayer manifestara su fidelidad y lealtad al gobierno, y que también se ha autodenominado director general de Carabineros.
Ante estos hechos sólo me cabe decir a los trabajadores: ¡Yo no voy a renunciar!
Colocado en un tránsito histórico, pagaré con mi vida la lealtad del pueblo. Y les digo que tengo la certeza de que la semilla que hemos entregado a la conciencia digna de miles y miles de chilenos, no podrá ser segada definitivamente.
Tienen la fuerza, podrán avasallarnos, pero no se detienen los procesos sociales ni con el crimen ni con la fuerza. La historia es nuestra y la hacen los pueblos.
Trabajadores de mi patria: Quiero agradecerles la lealtad que siempre tuvieron, la confianza que depositaron en un hombre que sólo fue intérprete de grandes anhelos de justicia, que empeñó su palabra en que respetaría la Constitución y la ley, y así lo hizo.
En este momento definitivo, el último en que yo pueda dirigirme a ustedes, quiero que aprovechen la lección: el capital foráneo, el imperialismo, unidos a la reacción, crearon el clima para que las Fuerzas Armadas rompieran su tradición, la que les enseñara el general Schneider y reafirmara el comandante Araya, víctimas del mismo sector social que hoy estará esperando con mano ajena reconquistar el poder para seguir defendiendo sus granjerías y sus privilegios.
Me dirijo a ustedes, sobre todo a la modesta mujer de nuestra tierra, a la campesina que creyó en nosotros, a la madre que supo de nuestra preocupación por los niños. Me dirijo a los profesionales de la patria, a los profesionales patriotas que siguieron trabajando contra la sedición auspiciada por los colegios profesionales, colegios clasistas que defendieron también las ventajas de una sociedad capitalista.
Me dirijo a la juventud, a aquellos que cantaron y entregaron su alegría y su espíritu de lucha. Me dirijo al hombre de Chile, al obrero que trabajó más, al campesino, al intelectual, a aquellos que serán perseguidos, porque en nuestro país el fascismo ya estuvo hace muchas horas presente en los atentados terroristas, volando los puentes, cortando las vías férreas, destruyendo los oleoductos y los gasoductos, frente al silencio de quienes tenían la obligación de proceder.
Estaban comprometidos. La historia los juzgará.
Seguramente Radio Magallanes será acallada y el metal tranquilo de mi voz ya no llegará a ustedes. No importa. La seguirán oyendo. Siempre estaré junto a ustedes. Por lo menos mi recuerdo será el de un hombre digno que fue leal con la patria.
El pueblo debe defenderse, pero no sacrificarse. El pueblo no debe dejarse arrasar ni acribillar, pero tampoco puede humillarse.
Trabajadores de mi patria, tengo fe en Chile y su destino. Superarán otros hombres este momento gris y amargo en el que la traición pretende imponerse. Sigan ustedes sabiendo que, mucho más temprano que tarde, de nuevo se abrirán las grandes alamedas por donde pase el hombre libre, para construir una sociedad mejor.
¡Viva Chile! ¡Viva el pueblo! ¡Vivan los trabajadores!

Estas son mis últimas palabras y tengo la certeza de que mi sacrificio no será en vano. Tengo la certeza de que, por lo menos, será una lección moral que castigará la felonía, la cobardía y la traición.»

terça-feira, 10 de setembro de 2013

PT VENCE EUROCLOUD PORTUGAL 2013

O SmartCloudPT foi considerado o melhor produto para serviços de cloud computing no mercado português. O produto da Portugal Telecom (PT) recebeu o prémio Best Cloud Service Product, no âmbito dos EuroCloud Portugal 2013.
De entre 30 projectos candidatos, o júri premiou ainda a AuditMark como a melhor startup, a Ubiwhere pelo melhor projecto para o sector público e cidadania e a Wavecom para o sector privado e empresarial. Na categoria "Best Business Impact", a EuroCloud Portugal seleccionou a solução Neo da Teamwe.
Os cinco premiados são agora candidatos no Eurocloud Congress, que decorre dos dias 15 e 16 de Outubro no Luxemburgo, onde vão concorrer com projectos de 12 países da rede Eurocloud.

Ver aqui.

ÉTICA NO EMPREENDEDORISMO | encontro | 12 setembro



«A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) na qualidade de membro do Ano Europeu dos Cidadãos e das Cidadãs e em parceria com o Grupo Temático – Empreendedorismo Responsável da Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações (RSO PT - CECOA, GEBALIS, Tree-Institute, WIF-Partners) divulga o Encontro de Peritos/as sobre Ética no Empreendedorismo, que terá lugar no dia 12 de setembro de 2013, pelas 14h00-16h30, no Auditório do CECOA, sito Rua Sociedade Farmacêutica nº 3 – Lisboa».

Uma boa ocasião para lembrar que o ISCAL pertence à rede RSO PT, e como se pode ver temos um interveniente  do ISCAL no encontro - o professor Fernando Miguel Seabra.

domingo, 8 de setembro de 2013

«Harvard Business School Case Study: Gender Equity»

O artigo publicado hoje no NYT Harvard Business School Case Study: Gender Equity é um bom contributo para quem queira reflectir sobre a igualdade de género no ensino superior, que está para lá do número de homens e mulheres que o frequentam, como alás nos é mostrado no trabalho, que começa assim: 
 
«BOSTON — When the members of the Harvard Business School class of 2013 gathered in May to celebrate the end of their studies, there was little visible evidence of the experiment they had undergone for the last two years. As they stood amid the brick buildings named after businessmen from Morgan to Bloomberg, black-and-crimson caps and gowns united the 905 graduates into one genderless mass.
But during that week’s festivities, the Class Day speaker, a standout female student, alluded to “the frustrations of a group of people who feel ignored.” Others grumbled that another speechmaker, a former chief executive of a company in steep decline, was invited only because she was a woman. At a reception, a male student in tennis whites blurted out, as his friends laughed, that much of what had occurred at the school had “been a painful experience.”
He and his classmates had been unwitting guinea pigs in what would have once sounded like a far-fetched feminist fantasy: What if Harvard Business School gave itself a gender makeover, changing its curriculum, rules and social rituals to foster female success? (...)».
 
E de seguida um video referido no artigo: 
 
 
 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

FÉRIAS (6) | Orquestra Mariuccia Iacovino | vários concertos | GRATUITO


Já não são bem férias, mas aceita-se que estejamos como que em transição para o trabalho em pleno  na esfera  académica, daí mais uma sugestão com base na notícia do jornal Público de hoje:





E como aperitivo:
 
 
 
 
 

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

«SEXTAS DA REFORMA »


Para uma reforma abrangente da organização e gestão do setor público
 Ciclo de Seminários “Sextas da Reforma”
  
20 de setembro de 2013 | 16 horas
Fundação Calouste Gulbenkian
   
«Financial information of good quality, in time and for multiple uses - the Swedish experience » | Kristina Lundqvist

Dra Teodora Cardoso, Dr Carlos da Silva Costa, Dr. Artur Santos Silva



   «O ciclo de seminários “Sextas da Reforma” é uma iniciativa conjunta do Banco de Portugal, do Conselho das Finanças Públicas e da Fundação Calouste Gulbenkian, que terá início em setembro de 2013»  



 *****************

«A iniciativa foi apresentada em 7 de maio de 2013, na Sede do Banco de Portugal. Na sessão, em que estiveram presentes o Governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos da Silva Costa, a Presidente do Conselho das Finanças Públicas, Dra. Maria Teodora Cardoso, e o Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, Dr. Artur Santos Silva (na foto acima), foi também apresentado o volume dos "proceedings" da conferência (pdf - 2,5 Mb) realizada entre 28 e 30 de janeiro (ver mais abaixo).
Os seminários decorrerão, uma vez por mês, numa sexta-feira à tarde, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Em cada sessão, especialistas farão apresentações e comentários sobre os temas em análise, alargando-se a discussão ao público presente. A Comissão Organizadora pode dirigir convites a especialistas sobre temas concretos ou selecionar as apresentações submetidas (call for papers).

No ciclo “Sextas da Reforma” serão abordados temas tão variados como a organização e partilha de informação na administração pública, a liderança e motivação de recursos humanos, a modernização administrativa, os indicadores de desempenho na administração pública, a articulação entre sector público e sector privado na provisão de bens e serviços (saúde e educação), a avaliação da reforma da Segurança Social, entre outros».


GOVERNO VAI APRESENTAR ALTERNATIVA À MOBILIDADE «MUITO RAPIDAMENTE»


 
O primeiro-ministro garantiu que o Governo irá apresentar «muito rapidamente» uma alternativa à proposta de requalificação da função pública que o Tribunal Constitucional chumbou, mas avisou que as soluções têm sempre um preço «mais elevado».
Os juízes do Tribunal Constitucional (TC) chumbaram na quinta-feira o regime jurídico da «requalificação de trabalhadores em funções públicas», cuja «fiscalização abstrata preventiva» tinha sido pedida pelo Presidente da República.



Ler Artigo Completo

domingo, 1 de setembro de 2013

CRIATIVOS E NÃO CRIATIVOS

 


Veja uma das famosas «TED Conversations» com  David Keller em  «Como construir sua confiança criativa». Aqui, o video legendado em português (do  Brasil) que é apresentado deste modo:
«Sua escola ou local de trabalho é dividido entre "criativos" versus pessoas práticas? Certamente, David Kelley sugere, a criatividade não é domínio apenas de um grupo privilegiado. Contando histórias de sua lendária carreira como designer e sobre sua própria vida, ele oferece maneiras de construir a confiança para exercer a criatividade... (Da seção do Design Studio TED 2012, curador-convidado Chee Pearlman e David Rockwell».


 

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

FÉRIAS (5) | «AS CANÇÕES DO SONHO» | «someday we'll all be free»

 
 

 
 
Há canções que precisam de «tempo» para serem ouvidas, daí que incluamos «AS CANÇÕES DO SONHO» como que num programa para as Férias 2013. E sem sair de casa.  Mas saiba de que sonho estamos a falar, por exemplo, a partir  de 28 agosto 1963 | «MARCH ON WASHINGTON» | 50 anos depois e de«We shall overcome» | MAHALIA JACKSON .

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

FÉRIAS (4) | "ALMADA NO CHIADO, 120 ANOS DO NASCIMENTO DO ARTISTA" | Museu do Chiado | até 10 de setembro


Almada_ A sesta
 

«ALMADA NO CHIADO
José de Almada Negreiros nasceu a 7 de Abril de 1893 em S. Tomé e Príncipe, à época colónia de Portugal, e morreu em Lisboa, a 15 de Junho de 1970.
Múltiplo nos talentos – poeta e escritor, bailarino e actor, desenhador e pintor – foi múltiplo nas procuras de modernidade, entendida esta como profunda questionação pessoal mais do que mera aparência – o corrosivo desenho de humor, os violentos poemas futuristas na década de 1910, a pintura e o desenho de elegâncias urbanas na década de 1920, a sólida construção clássica dos desenhos e pinturas murais de 1930 e 1940, as procuras finais da abstracção geométrica e do número absoluto nas de 1950 e 1960».Continue a ler .
Entrada gratuita.
Mas há mais no Museu Nacional de Arte Contemporânea | Museu do Chiado, como pode ver aqui





sexta-feira, 23 de agosto de 2013

«Governo disponibiliza 601 vagas para estágios na função pública» | CANDIDATURAS | 2 a 13 de setembro

«Depois da forte procura registada na primeira fase da 2.ª edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública (PEPAC), onde foram disponibilizados 1905 lugares, o Estado irá realizar uma 2.ª fase para a atribuição das vagas que não foram ocupadas. Em Novembro a função pública receberá mais 601 estagiários em diferentes organismos, como os ministérios da Administração Interna, da Agricultura e do Ambiente, da Defesa, da Economia, da Educação, entre outros. As áreas de trabalho são diversas, passando pelo marketing, medicina, direito ou até mesmo a metalurgia
(...)
As candidaturas iniciam-se a 2 de Setembro e prolongam-se até dia 13 daquele mês. Posteriormente serão publicadas as admissões provisórias, no dia 17, e uma lista com as classificações por entidade com ordenação decrescente será divulgada no prazo de três dias. Os candidatos serão seleccionados em definitivo até 28 de Outubro, iniciando o período de estágio a 1 de Novembro. (...)». Fonte: jornal Público.
 
Mas saiba mais na Portaria 252/2013 de 7 de Agosto - Estabelece o Contingente de estágios profissionais para a 2ª fase da 2ª edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central (PEPAC) e respetiva calendarização -  nomeadamente sobre a natureza dos estágios disponíveis, constantes do anexo ao diploma, de que a seguir se apresenta excerto. E lá poderemos ver também vagas nas áreas de Gestão e  Administração, Contabilidade e Fiscalidade, Direito ... .
 

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

FÉRIAS (3) | “Tell It To My Heart” | CORITA KENT | Culturgest

 
 


«(...)
Contemporânea de Andy Warhol e de Rauschenberg, ela foi talvez a primeira artista a trazer uma dimensão religiosa à pop art. Enquanto Warhol celebrava em Nova Iorque (com mais ironia do que reverência, é verdade) a cultura de consumo e os seus ícones, Corita, numa escola de freiras em Los Angeles, utilizava a tipografia comercial e o grafismo da publicidade para comunicar outros ideais: a fé, a paz, a participação das mulheres na vida social, os direitos civis, a luta contra o racismo. (...)
No mesmo ano em que Andy Warhol apresenta as famosas latas de sopa Campbell (o ano de 62), a irmã Corita pega num slogan da Pepsi ("Come alive, you're in the Pepsi generation!") e transforma-o em "Come Alive!", uma espécie de alogio à vida.
Era este o seu estilo: cortar, colar, recompor, recontextualizar o prolífero arsenal da cultura popular, tentando identificar onde quer que fosse, e sem nenhum tipo de constrangimento, uma mensagem de espiritualidade e de amor.
O Espírito sopra, de facto, onde quer. Não admira que a irmã Corita juntasse, nas mesmas serigrafias, ditos de Jesus e extratos da banda desenhada do Snoopy, canções do Beatles e textos de santos, discursos de Martin Luther King Jr. e frases de Beckett, poemas de Walt Whitman ou Rilke e palavras de ordem do grupo de rock psicadélico Jefferson Airplane.
(...)
Memoráveis são também as regras que, segundo ela, deveriam inspirar todo o trabalho de criação.  (destaques nossos)
Regra um: procura um lugar que julgues de confiança e experimenta confiar nele por algum tempo;
regra dois: deveres gerais de um estudante - aproveita o melhor possível o teu professor; tira o melhor partido dos teus colegas;
regra três: deveres gerais de um professor - retira o melhor dos teus alunos;
regra quatro: considera tudo uma experiência;
regra cinco: sê autodisciplinado - isso significa encontrar alguém sábio ou inteligente e escolher segui-lo; ser disciplinado quer dizer segui-lo bem; ser autodisciplinado quer dizer segui-lo melhor;
(...)»
 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ÍNDICE DE IGUALDADE DE GÉNERO

" Na união Europeia a 27, homens e mulheres são iguais em teoria, mas na prática esta igualdade atinge apenas 54 pontos - em 100 possíveis - com o poder e o tempo (a sua distribuição e utilização) a serem as áreas em que as mulheres são mais prejudicadas face aos homens em todos os Estados-membros. Em Portugal,os dois géneros têm um nível de igualdade de 41,3, a sexta pontuação mais baixa de toda a União Europeia. Estas são algumas das conclusões do índice de Igualdade de Género, levado a cabo pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género, que comparou, agregou e analisou as estatísticas do ano de 2010 da Comissão Europeia, da Eurofound (Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho) e da OCDE ( Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ) sobre seis indicadores nos 27 Estados-membros : Trabalho, dinheiro, conhecimento/educação, tempo,poder e saúde.
Em vez de números  espalhados por 27 países (a Croácia, o 28.º Estado-Membro, ainda não entrou nestas contas)."

Portugal é o sexto país da UE com maior desigualdade entre homens e mulheres.                                                                                                                   
                                                                                           "Catarina Falcão, Jornal I"


Índice de Igualdade de Género nos Países da União Europeia

 
 
 

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

FÉRIAS (2) | Exposição Comemorativa: Sob o Signo de Amadeo. Um Século de Arte | GULBENKIAN


 
Amadeo de Souza-Cardoso
Sem título (Clown, Cavalo, Salamandra), c. 1911-12
 


A exposição comemorativa dos 30 anos do CAM - Sob o Signo de Amadeo. Um Século de Arte – vai representar um momento único da história deste Centro. Pela primeira vez, os seus espaços expositivos estarão totalmente ocupados com obras da coleção. +  E há entradas gratuitas, como se pode ver a seguir, (o destaque é nosso.)

«Entrada gratuita: crianças até 12 anos, acompanhantes de pessoas com deficiência motora, visual, auditiva ou intelectual e com mobilidade condicionada, membros do ICOM, AICA e APOM, professores (quando acompanham grupos escolares), grupos escolares e visitas organizadas por entidades de Solidariedade Social ou Associações Culturais, domingos para o público em geral e no dia Internacional dos Museus (18 de Maio)».


 



FÉRIAS (1)



 
Marian Emma Chase
 
  
  
BOAS FÉRIAS !

terça-feira, 23 de julho de 2013

PRESERVAÇÃO DO DIGITAL | Seminário a 19 e 20 de setembro 2013 | inscrição GRATUITA mas obrigatória



Image

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas vai organizar, nos dias 19 e 20 de setembro, o 1º Seminário Preservação Comum de Património Digital para o qual convida todos os interessados.Aceda ao programa provisório e à ficha de inscrição, gratuita mas obrigatória, do evento.

Desde já:


Estudantes e formados do Ramo Gestão e Administração Pública do ISCAL, isto interessa-lhes! Para atualizar o que aprenderam ou para se adiantarem no que vão estudar.