Para a Sociedade Aberta que se deseja no século XXI, faz sentido revisitar experiências passadas no que se refere à participação dos cidadãos - e a participação é um dos pilares dessa sociedade que desejamos. Assim, não podíamos deixar de divulgar a iniciativa da imagem:
«O PROCESSO SAAL: ARQUITETURA E PARTICIPAÇÃO, 1974-1976
DE 01 NOV 2014 A 01 FEV 2015
Esta é a primeira grande exposição dedicada ao SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), um projeto arquitetónico e político criado poucos meses depois do 25 de Abril de 1974. Esta fusão entre arquitetura e participação direta, numa tentativa de atender às necessidades de populações desfavorecidas, foi um dos projetos mais pioneiros na Europa do seu tempo.
A exposição apresenta 10 projetos exemplares do SAAL através de maquetas, fotografias históricas, gravações sonoras, documentários e filmes de 8 e 16mm. A mostra também promove uma reflexão contemporânea sobre as repercussões do SAAL, incluindo uma série de encomendas fotográficas realizadas pelos fotógrafos André Cepeda, José Pedro Cortes e Daniel Malhão que apresentam o estado atual de alguns dos projetos mais emblemáticos do SAAL e uma instalação da artista Ângela Ferreira, especialmente criada para a exposição e que lida com a memória histórica e política de um dos momentos mais marcantes para a sociedade e para a arquitetura portuguesas.
Esta exposição é comissariada pelo curador independente Delfim Sardo, Director Artístico da Trienal de Arquitetura de Lisboa de 2010 e é organizada pelo Museu de Serralves em colaboração com o Canadian Center for Architecture, Montreal». +
E um bom ponto de partida para o ensino e aprendizagem de conteúdos programáticos, por exemplo, no que se refere à Gestão Participativa e Orçamento Participativo na esfera das Administrações Públicas, nomeadamente das Autarquias.
Sem comentários:
Enviar um comentário