terça-feira, 26 de dezembro de 2023
segunda-feira, 18 de dezembro de 2023
quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
sábado, 9 de dezembro de 2023
NO DIA CONTRA A CORRUPÇÃO | atentemos nos contributos que a adoção do «Relatório Integrado» pode trazer
*
* *
terça-feira, 5 de dezembro de 2023
domingo, 3 de dezembro de 2023
«Disruption and transformation continue throughout the accounting profession»
terça-feira, 28 de novembro de 2023
«Universidade de Coimbra cria exposição itinerante sobre os livros proibidos no Estado Novo»
Apresentados dentro de duas caixas de madeira com uma frente perfurada, é possível vislumbrar as lombadas dos 30 livros escolhidos, em versões fac-similadas, estando uma das caixas fechada e outra aberta, onde a partir de uma cinta impressa nas obras censuradas os jovens poderão ter acesso a um ‘QR Code’ (um código que é lido pelo telemóvel), que os leva a um excerto da obra proibida ou ao próprio despacho do censor, em textos lidos por actores e actrizes de Coimbra.
A exposição itinerante, concebida pela BGUC, integra as programações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril da Universidade de Coimbra e da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril, estando presentes livros como “Quando os lobos uivam”, de Aquilino Ribeiro, a “Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica”, organizada por Natália Correia, ou o “Quarto Dia”, de Miguel Torga.
Se a maioria das obras escolhidas foram proibidas ou censuradas, há também um caso distinto, o de “Dinossauro Excelentíssimo”, de José Cardoso Pires, que saiu em 1972.
O curador da exposição e director adjunto da BGUC, Maia Amaral, contou, na apresentação da iniciativa, que um deputado ultraconservador, num debate na Assembleia Nacional, usou o exemplo de ter saído “um livro ignóbil chamado ‘Dinossauro Excelentíssimo’” como exemplo da liberdade que se vivia no país. (...)». Continue a ler.
De lá:
Bateu à porta o agente / Mostrou o cartão e disse / Fomos informados. / Entrou / Percorreu a casa toda / Revistou revistou os livros./ Era já tarde / Era a segunda vez./ Disse / Tenha cautela. / Saiu / fechou a porta. / Fechei-me.
(Ana Hatherly, Poesia: 1958-1978, p. 62-63)
sábado, 25 de novembro de 2023
«Public Sector Performance Programme 2022 – 2025: an International Benchmarking study»
«The financial and economic crisis of the past decade and now the Covid-19 pandemic have tested the strength and resilience of governments, prompting a deeper reflection on how to improve public sector performance against the backdrop of austerity policy.
To find out how efficient public administrations are in the process of service delivery and where their potential to improve lies, EIPA is conducting an International Benchmarking Study 2022–2025, in cooperation with the Ministry of the Interior and Kingdom Relations of the Netherlands. The study is the fourth edition in a series, following earlier reports in 2004, 2012 and 2015.
The current edition 2022–2025 will analyse, evaluate and compare the performance of public services, their cost-effectiveness and efficiency in 35 countries across 10 policy areas, taking into account the relevant policy context, regulations and mechanisms that have an impact on the success or failure of public services.
The study will also look into the topic of trust and satisfaction of citizens and stakeholders towards public service delivery. The ultimate aim of the research is to provide policymakers with the opportunity to learn about good practices and the most important factors that contribute to the successful functioning of public services and a high level of achievement of policy objectives.
The research on the policy areas is divided in four sub-studies over a four-year period:
- 2022: Public administration; education; housing; social safety.
- 2023: Economy, infrastructure and science, technology and innovation; social security, employment, income and wealth; environmental protection and climate change.
- 2024: Health; sports, culture and participation; 10th policy area to be agreed with the Ministry.
- 2025: Update of the policy areas to reflect the developments that may occur in the ensuing years».
segunda-feira, 20 de novembro de 2023
sábado, 18 de novembro de 2023
«os custos de um investimento ou serviço público pouco transparentes são incalculáveis, no presente e no futuro»
No entender da TI Portugal, os custos de um investimento ou serviço público pouco transparentes são incalculáveis, no presente e no futuro. Cabe por isso a toda a sociedade civil contribuir para que as instituições públicas zelem pelas suas responsabilidades de controlo interno e de reporte, promovendo o escrutínio e apoiando a prevenção da fraude e corrupção».
*
* *
E não vamos deixar de aproveitar para, uma vez mais, fazer «o elogio» à ORÇAMENTAÇÃO POR PROGRAMAS e ao RELATÓRIO INTEGRADO para a transparência das ADMINISTRAÇÕES PÚBLICAS ( e demais setores) e presentes em tudo que tem a ver com o DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (SUSTENTABILIDADE ou VERDE). E este nosso «alerta» tem destinatários privilegiados: necessariamente o GOVERNO, mas também a ACADEMIA.
*
* *
Já agora, em jeito de lembrete, visite o blogue ORGANIZAÇÕES VERDES que tal como este 3AP germinou no seio de unidades curriculares do ISCAL - valorizemos o que é nosso ! Como que no oposto, veja o «estado» da UNILEO - mais palavras para quê!
*
* *
E não terá a atual situação politica em Portugal a ver com tudo isto?, em boa verdade, não estará toda esta crise no coração da GESTÃO PÚBLICA? Da má! Empenhemo-nos a encontrar a BOA!
terça-feira, 14 de novembro de 2023
segunda-feira, 13 de novembro de 2023
sexta-feira, 10 de novembro de 2023
Para quem goste de rankings ...
quinta-feira, 9 de novembro de 2023
«Um bom mestre é algo de grandioso»
Um bom mestre é algo de grandioso.
SINOPSE
terça-feira, 31 de outubro de 2023
quinta-feira, 26 de outubro de 2023
terça-feira, 17 de outubro de 2023
«FORGING EUROPE’S LEADERSHIP»
«This book ‘provides a timely and essential read for those
seeking to understand and shape the path ahead at a critical juncture in
European integration’, in the words of Enrico Letta, president of the Jacques
Delors Institute and formerly prime minister of Italy. For Arancha González Laya, dean of the Paris School of
International Affairs and formerly minister for foreign affairs, the European
Union and cooperation of Spain, it is ‘a unique tool for thinking about how
Europe can deploy its leadership in the face of mounting geopolitical
headwinds’. Amid the backdrop of a shifting geostrategic environment, the
book makes a strong case for foresight
as an indispensable element of European policy-making. While we cannot predict the future, it is imperative that we
anticipate and prepare for the (un)certain. Forging
Europe’s leadership: Global trends, Russian
aggression and the risk of a regressive world is
edited by Giovanni Grevi. Chapters and authors:
|
quinta-feira, 12 de outubro de 2023
Documentário|«Pobreza Zero-O futuro a construir»
A persistência ao longo de gerações é uma das características mais determinantes da pobreza em Portugal.
No país vivem 1,7 mil milhões de pessoas em situação de pobreza, ou seja, com um rendimento inferior a 551 euros por mês. São, essencialmente, famílias alargadas com crianças ou famílias monoparentais, mas também pessoas que vivem sós, mulheres, idosos, trabalhadores e desempregados. Que medidas e políticas podem romper este ciclo?
Veja o novo documentário da Fundação «Pobreza Zero - O futuro a construir», numa coprodução com a RTP». Fonte.
segunda-feira, 9 de outubro de 2023
sexta-feira, 6 de outubro de 2023
terça-feira, 3 de outubro de 2023
quarta-feira, 27 de setembro de 2023
terça-feira, 26 de setembro de 2023
CONFERÊNCIA |«Digitalização e Modernização da Administração Pública» | 26 OUTUBRO 2023 | ISCPS | LISBOA
«A Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026, aprovada em 2021 pelo Governo sob proposta do «Conselho para as Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Pública» (CTIC), visa tornar a Administração Pública mais responsiva às expectativas dos cidadãos e empresas, prestando serviços mais simples, integrados e inclusivos, funcionando de forma mais eficiente, inteligente e transparente, através da exploração do potencial de transformação das tecnologias digitais e da utilização inteligente dos dados.
Este Plano, alinhado com as reformas e objetivos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e prevendo investimentos que ascendem a cerca de 600 milhões de euros, sucede à implementação da Estratégia para a TIC 2020, que contou durante a sua execução com mais de 700 projetos concluídos e um investimento de cerca de 300 milhões de euros.
Face à importância da digitalização e modernização da Administração Pública para o desenvolvimento económico e social de Portugal, e atendendo ao volume de projetos e investimento alocado com este objetivo neste período, importa avaliar o impacto verificado até ao momento e compreender as principais linhas de evolução expectáveis num futuro próximo.
Para o efeito prevê-se a programação de um debate esclarecedor nesta matéria, desde logo clarificando a estratégia e os objetivos transversais para a mudança da Administração Pública, bem como o conjunto de outros pilares que complementam o quadro estratégico de referência, designadamente ao nível dos dados, cibersegurança e capacidade computacional, assim como em tecnologias emergentes como a inteligência artificial e o blockchain.
Pretende-se também explorar as diferentes dinâmicas em curso nos vários setores da administração central, assim como identificar casos de referência ao nível da administração local e do setor empresarial do Estado, procurando valorizar-se, ainda, iniciativas colaborativas entre entidades do setor público, entre o setor público e privado, e entre o setor público e a academia.
Não deixe de marcar presença em mais um momento de reflexão sobre a transformação do setor da Administração Pública». Saiba mais.
quarta-feira, 20 de setembro de 2023
«governação multinível»
Naturalmente, numa fase subsequente, haverá um reforço das ações de proximidade no âmbito desta governação multinível, envolvendo diretamente quer os municípios enquanto atores chave do processo de descentralização em curso na área das políticas sociais, quer a generalidade das entidades do terceiro setor».
quarta-feira, 13 de setembro de 2023
sábado, 9 de setembro de 2023
«Strengthening Budget Credibility through External Audits: A Handbook for Auditors»
|