Formulação do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
(SUSTENTABILIDADE ou VERDE)
*
* *
de lá, este destaque:
*
* *
De lá, o sublinhado é nosso:
«(...) Por outro lado, quando o jovem engenheiro Jorge o questionou na plateia sobre a burocracia e a resistência à mudança no Estado, o favorito à sucessão de Marcelo Rebelo de Sousa desferiu um duro golpe aos custos de contexto, que atingiram o nível mais alto em dez anos e são queixa recorrente dos empresários portugueses. “O Estado, que devia ser um aliado, é o castrador de quem quer investir. Cria prazos e processos a que não consegue responder em tempo útil. Pede sempre mais um papel na sua inércia e incompetência. Se fosse possível fazer uma auditoria para eliminar as burocracias, isso seria muito útil”, resumiu. Na linha do que os patrões exigem ao Governo, que “passe das palavras aos atos” e vá “mais longe” na reforma do Estado, o candidato apoiado pelo PS defendeu que esta tarefa não se pode ficar apenas pela extinção ou fusão de organismos, que os resultados precisam de ser avaliados (“isto não vai lá por caprichos”) e que é preciso “introduzir uma disrupção no Estado para ser mais eficiente”. Lembrando que a função pública tem 700 mil pessoas, frisou que “fazer esta adaptação a uma nova cultura vai demorar tempo, por isso tem de começar já”. (...)».
*
* *
Leia no jornal Público
Excerto (o destaque é nosso) : «(...) PCP saúda “derrota” de Ventura, mas avisa Seguro de que não pode ser “suporte” da AD Contudo, avisam que estas respostas "não apagam as questões de fundo", ou seja, que é necessário combater a "privatização de sectores estratégicos, como da energia e das telecomunicações" ou o "desmantelamento de estruturas do Estado e a degradação dos serviços públicos".(...)». Saiba mais.
*
* *
Fernando Ribeiro, vocalista do Moonspell, participou no Forum a que se refere a imagem, e à volta do que havia a fazer referiu «ouvir o Forum da TSF». Estamos de acordo, e daí o trazermos para este post ...
*
* *
Começamos a pensar que depois das tragédias que abalam o Pais, a questão da reinvenção do Aparelho Estatal do nosso País vai finalmente ocupar as agendas de todos. Que o PARADIGAMA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL vai ser adotado. Que a objetiva ADMINISTRAÇÃO LEGALISTA DO ATUAL GOVERNO vai mudar para a ADMINISTRAÇÃO GESTIONÁRIA e a GESTÃO PÚBLICA ensinada e aprendida com qualidade acrescida.
O que acima se assinala são para nós bons SINAIS ... Falta agir em conformidade. Concretizar. Em particular, entusiasmou-nos que o artigo, «A Valorização do território, a reforma do Estado e a regionalização» seja assinado por tanta gente da Academia ...
.jpg)




Sem comentários:
Enviar um comentário