segunda-feira, 30 de setembro de 2024

PREC (PROCESSO REVOLUCIONÁRIO EM CURSO) | através do espetáculo «As Grandes Comemorações» | PRETEXTO PARA REVIVER O PASSADO EM TORNO DA INICIATIVA «ORGANIZAÇÕES, CULTURA & ARTES» NO IPL

 


O Teatro Experimental do Porto e a ASSéDIO associam-se para celebrar o quinquagésimo aniversário do Processo Revolucionário em Curso (1974-75). As grandes comemorações… é um espetáculo que revisita alguns dos principais momentos, protagonistas e discussões do PREC, visando problematizar e contrariar a ideia de que este foi um período dominado pelo caos e por excessos ideológicos. Para o efeito, criaram uma Comissão de Festas Populares, constituída por artistas e académicos, encarregada de conceber a estrutura PRECformativa e de discutir as linhas orientadoras da celebração. Podemos encontrar o modelo destas Grandes comemorações nas Feiras de Opinião de Augusto Boal, criações coletivas caracterizadas pela alegre convivialidade entre artes e dominadas por uma ideia de entremês, de farsa e de absurdo. “Este não é um espetáculo imparcial”, avisa a Comissão de Festas. “É intimamente parcial. De esquerda. Antirreacionário e antifascista. E, por isso mesmo, é celebratório, festivo e popular.”
*
*  *

e uma boa ocasião para lembrar que o ISCAL faz parte  do IPL - Instituto Politécnico de Lisboa - onde se cruza uma diversidade de escolas que não devem ser vistas como um «somatório» mas que se devem potenciar mutuamente, em termos de ensino e aprendizagem, e de investigação. Revisitar INICIATIVAS anteriores que iam nesse sentido em torno das ORGANIZAÇÕES DA CULTURA E DAS ARTES é capaz de ser avisado. Ah, aproveite-se o momento que nos é assinalado pela UNESCO:







Sem comentários: