terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Doris Lessing


De há muito que como sua leitora conheço Doris Lessing. Recordo-me que foi no avião numa viagem para Moçambique que li o meu primeiro livro da autora: O Verão Antes das Trevas. E foi-me aconselhado pela Maria Antónia Fiadeiro. Lembrei-me disto ao ler uma entrevista da escritora - Prémio Nobel da Literatura em 2007 - na última revista Visão. Uma passagem tocou-me particularmente, quando Doris Lessing diz:

«Nos jovens há um sentimento de desesperança de que tudo é demasiado grande para eles. O que está errado(...)»

Eu também detecto isto mesmo nos jovens com quem contacto. Sem esta clareza de Doris Lessing. Mas de facto,sem a sabedoria da autora, também penso o mesmo: eles estão errados. E passo a vida a dizer aos mesua alunos que eles são capazes, impressionando-me por vezes a forma como desvalorizam o muito que sabem. Penso que o problema em alguns casos está no facto de os jovens não terem consciência do seu próprio conhecimento, das suas capacidades. E quando questionados sobre esta postura percebe-se que a dificuldade em enontrar emprego terá em muitos a ver com esta situação.

Talvez a confirmar isto, tem sido uma agradável surpresa ver como jovens que entraram no ensino superior ao abrigo dos «maiores de 23 anos», e que trabalham, se lançam com tanto entusiasmo na aquisição de «mais mundo» e como aprendem a valorizar o seu património de conhecimentos... .Com esperança!

Saiba mais sobre Doris Lessing.

Sem comentários: