quarta-feira, 12 de junho de 2013

LIDERANÇA E GESTÃO DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO

 
 



Em Portugal,  qual será a OFERTA EDUCATIVA, nomeadamente pública, para os domínios do que na notícia seguinte está identificado como  sendo Investimento Social Privado?

«O investimento social privado – alocação voluntária de recursos privados para o benefício público – é realizado, em grande parte, de forma mais intuitiva do que profissional. Doadores são bombardeados frequentemente por pedidos para atender a diferentes e urgentes necessidades intrínsecas a um País com tantos problemas sociais. Então, tomados pela emoção, colaboram de forma instintiva e imperativa, sem foco e sem um plano de gestão. Isso dificulta a efetividade do benefício, impede a avaliação de resultados e pode até desestimular novas doações.
Nesse caso, o conhecimento do setor e a gestão profissional auxiliam significativamente o alcance dos objetivos traçados. E, pensando nisso, foi firmada a parceria técnica entre o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS e a Fundação Getúlio Vargas – FGV, culminando no curso Liderança e Gestão do Investimento Social Privado, a ser realizado entre agosto e dezembro de 2013, em São Paulo».
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Sem prejuizo, antes pelo contrário, de cursos mais direccionados, no Ramo de Gestão e Administração Pública do ISCAL, estes assuntos não são esquecidos ... Por exemplo, focam-se as características das Organizações sem Fins Lucrativos que, bem vistas as coisas,  têm no seu ADN a prestação de um serviço público.
 
Na iniciativa do Brasil temos o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS e a Fundação Getúlio Vargas – FGV. Pessoalmente, com facilidade, falar em Administração Pública é ser remetida para a Getúlio Vargas, bem como «ADMINISTRAÇÃO» em geral. Nem de propósito, notícia de 28 de maio, sobre FGV - EBAP Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas:

«A EBAPE recebeu a nota máxima – conceito 5 (cinco) – para fins de recredenciamento junto ao Ministério da Educação – MEC. A comissão realizou visitas in loco nas instalações da EBAPE na semana de 21 a 25 de maio de 2013. Na ocasião, eles puderam analisar todos os documentos da Escola e entrevistar seus gestores, técnicos administrativos, professores e funcionários. O resultado foi considerado, segundo os avaliadores, muito além do que expressa o referencial mínimo de qualidade nas dimensões avaliadas.
Para o diretor Flávio Vasconcelos, o resultado reflete o trabalho realizado por meio de medidas estratégicas coerentes com a missão da instituição. “O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) atendeu as exigências legais, pois procurou articular o ensino, a pesquisa e a extensão, com um ensino crítico, reflexivo e criativo. Isso mostra que estamos no caminho certo, focados na excelência da administração em prol do desenvolvimento do Brasil”, disse».
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