quarta-feira, 21 de abril de 2021

«ORÇAMENTO CIDADÃO / OE 2021»

 


Veja aqui.


E sempre que contactamos com este trabalho do IPP - louvável, necessariamente - ocorre-nos o que de há muito defendemos: o ORÇAMENTO DO ESTADO deve já nascer «CIDADÃO». Para isso a técnica «ORÇAMENTAÇÃO POR PROGRAMAS», como reafirmado na Lei do Enquadramento Orçamental, é básica. Mas nunca mais entra em devida implementação! E para esse processo o ISCAL seria/será, a nosso ver, protagonista essencial. Importa não esquecer os seminários havidos (e existentes) no Instituto sobre a matéria. Cada organização deve valorizar o seu património. Ah, declaração de interesses: estivemos profundamente envolvida nisso ... Há que continuar. E porque na ordem do dia, não é despiciendo ligar a transparência do Orçamento do Estado  à luta contra a corrupção. Mas parece que ninguém quer ver o que «está à frente dos olhos» ... 

_________________

As palavras do IPP na apresentação do trabalho:

«Orçamento Cidadão 2021

 

Foi lançado na semana passada o resultado da edição deste ano do projeto Orçamento Cidadão.
O Orçamento Cidadão é um documento que resume o Orçamento do Estado nos seus pontos essenciais, e pretende através de quadros e tabelas simplificados, a fácil compreensão pelos leitores das prioridades e decisões implícitas na política orçamental, visando informar os cidadãos do país sobre a proposta de lei orçamental. 
Apesar das boas práticas orçamentais internacionais recomendarem a integração deste documento no processo orçamental de modo a garantir transparência, até ao momento, os sucessivos Ministérios das Finanças somente elaboraram dois Orçamento Cidadão (2014 e 2019) ambos com a colaboração do IPP. 
Este documento que deveria ser publicado anualmente pelo Governo /DGO tem como autoria exclusiva da edição de 2021, o Institute of Public Policy – Lisbon.
Foram usadas as várias fontes públicas disponíveis: Orçamento de Estado 2021, proposta de lei e Lei aprovada, Procedimento dos Défices Excessivos (INE), dados sobre a dívida pública (Banco de Portugal) ambos de Março 2021.    
Na elaboração do Orçamento Cidadão, o IPP sedimenta a sua posição quanto à importância deste documento como um instrumento decisivo para aumentar a compreensão pelos cidadãos das políticas públicas em Portugal.
Convidamo-lo a consultar o Orçamento Cidadão 2021!
> Consulte mais informações sobr
e o projeto aqui».



 

Sem comentários: