domingo, 10 de outubro de 2021

«A tecnologia e a economia colocaram-nos numa situação insustentável»

 



A propósito no DN: Luís Cabral: "A tecnologia e a economia colocaram-nos numa situação insustentável"E sobre o lançamento do livro na AESE: neste endereço. De lá:


«Temos de desmontar o sistema capitalista!
Este é o clamor unânime de políticos, jornalistas, activistas e muitos mais.
A tecnologia e a economia, dizem eles, colocaram-nos numa situação insustentável:
a) O planeta está em risco de desaparecer;
b) De França ao Chile aos Estados Unidos, as situações de tensão social multiplicam-se, em grande parte devido aos crescentes níveis de desigualdade;
c) O emprego estável é cada vez mais uma coisa do passado.

A lista dos problemas do capitalismo não fica por aqui. Por todos estes motivos, dizem, temos de nos ver livres deste sistema que não funciona bem e, também, dos tecnocratas que o criaram.

Os economistas não estiveram sempre à frente da política económica. No entanto, a sua influência cresceu consideravelmente nas décadas mais recentes. Nesse sentido, o problema não é só a economia de mercado mas também a Economia como disciplina. Uns dizem que a Economia é o melhor que há, outros que os economistas são o pior que existe.

Este livro tenta mostrar que ambas as perspectivas têm um fundo de verdade. Concretamente, o objectivo é nada menos do que corrigir a forma como a Economia é ensinada, respondendo às críticas dos críticos mas mantendo o que há de bom na disciplina. O lema do livro poderia ser: “A tecnologia e a economia meteram-nos num grande buraco, mas somente a tecnologia e a economia nos podem tirar desse buraco”».

 



Sem comentários: