segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

«60 anos do golpe, 50 anos da revolução. Democracia em disputa em Brasil e Portugal»

 


«60 anos do golpe, 50 anos da revolução. Democracia em disputa em Brasil e Portugal AAVVAndré Vianna DantasCátia GuimarãesManuel Loff

Se o crescimento mundial da extrema direita é um sintoma nada desprezível da crise das democracias liberais, é igualmente verdade que esse fenômeno tem raízes anteriores, que remetem tanto às lutas de classes internas a cada país quanto à hegemonia neoliberal que marca a fase atual do capitalismo, com expressões em todos os aspectos da vida e do planeta. Esse é o mote que alinhava os 12 artigos do livro 60 anos do golpe, 50 anos de Revolução: democracia em disputa em Brasil e Portugal, que acaba de ser publicado por uma parceria entre a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e a editora Expressão Popular, com organização de André Dantas, Cátia Guimarães e Manuel Loff. A coletânea, de 483 páginas, reúne textos de 14 pesquisadores que vivem e atuam nos dois países.
Tomando como marco o cinquentenário da Revolução dos Cravos, que encerrou uma longa ditadura em Portugal, e o 60º aniversário do golpe empresarial-militar que instituiu uma também longa ditadura no Brasil, o objetivo da obra é atualizar o debate sobre a democracia que resultou nos dois países, analisando as diferenças do passado recente para responder aos dilemas comuns do presente. O livro é dividido em três partes, que discutem a “crise da democracia e o assalto da extrema direita ao poder”; a “batalha das ideias” como estratégia de disputa política no passado e no presente; e a “expressão das formas democráticas” nas políticas sociais desenvolvidas em Brasil e Portugal, trazendo dados e análises concretas sobre as áreas de Trabalho, Educação e Saúde» Saiba mais.


Sem comentários: