sábado, 24 de novembro de 2012
quarta-feira, 14 de novembro de 2012
«GOVERNANCE» PARA O SÉCULO XXI
Destacando o que marca as ORGANIZAÇÕES ABERTAS no século XXI - Transparência, Participação e Colaboração - conceitos que atravessam de forma clara o que é dado em unidades curriculares da Licenciatura em Contabilidade e Administração/Ramo Gestão e Administrção Pública - uma entrevista e uma palestra de Beth Simone Noveck, a seguir com atenção.
«How Far Should Governments Open Up? Beth Noveck reconfigures governance for the 21st C
Beth Simone Noveck, former (and the first) deputy chief technology officer of the United States, is an attorney and law professor who works to shape governance in the Internet age. Noveck, who presented at TEDGlobal, advises governments on effectively using technology to build transparency, participation, and collaboration.
HP: How do you define “radical openness” in respect to your work?

HP: What would a radically open data ecosystem look like?
BN: If we believe in the importance of creating more participatory and open ways of working, deciding, and doing then we need radically open data in order to inform more distributed and open decision-making. In the old model of how we regulated, governments would order companies whether or not to do something. Now we have new techniques of combining law, policy, and open data to get companies to become more transparent. This enables other people to build apps and visualizations on top of that data to empower consumers to make more informed decisions. It’s a new way of affecting human behavior, affecting change, and creating accountability». Continue aqui.
E o video no Youtube:
Por fim, o endereço da DESIGN MIND que foi de onde cheguei a isto tudo, e a capa dos últrimos números deste Magazine:
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
A TECNOLOGIA MUDA A FORMA COMO OS ESTUDANTES APRENDEM
Numa aula de Gestão e Administração Pública no ISCAL
Um artigo de hoje do NYT - Technology Changing How Students Learn, Teachers Say - leva-nos a estudos que se debruçam sobre a interferência das TI na forma como os estudantes aprendem. O trabalho do jornal pode, desde logo, ser ampliado, por exemplo, com «How Teens Do Research in the Digital World» - ver aqui. O universo visado é o secundário, mas pela minha experiência muito do que ali está escrito pode ser levado para o superior, nomeadamente:
«(...)
Scholars who study the role of media in society say no long-term studies have been done that adequately show how and if student attention span has changed because of the use of digital technology. But there is mounting indirect evidence that constant use of technology can affect behavior, particularly in developing brains, because of heavy stimulation and rapid shifts in attention.
Kristen Purcell, the associate director for research at Pew, acknowledged that the findings could be viewed from another perspective: that the education system must adjust to better accommodate the way students learn, a point that some teachers brought up in focus groups themselves.
“What we’re labeling as ‘distraction,’ some see as a failure of adults to see how these kids process information,” Ms. Purcell said. “They’re not saying distraction is good but that the label of ‘distraction’ is a judgment of this generation. (...)»
Seria bem interessante fazer estudos semelhantes para os estudantes do ISCAL.E são tão diversos, desde os quase ainda «teens», acabados de sair do secundário, em regra no regime diurno, passando por jovens adultos mas que já trabalham, e por isso estudam «à noite», até aos já avós também no regime pós-laboral. Para qualquer um deles, e apenas com base nas minhas práticas, abençoada tecnologia! Mas, neste quadro, o que tem de mudar, e muito, é, também, a maneira como se ensina. Em suma, são novos processos de ensino e aprendizagem que estão na ordem do dia.
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2013/PROPOSTA DE LEI
Apenas para lembrarmos que se podem ver todo os documentos subjacentes ao OE 2013, nomeadamente a respetiva Proposta de Lei, no site da Direção Geral do Orçamento
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
O ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2013
O Orçamento de Estado para 2013 é importante para a generalidade das pessoas e, em particular, para os atuais e futuros profissionais das Administração Públicas. Por isso a iniciativa "O Orçamento de Estado para 2013: Uma primeira leitura" deve interessar-lhe. É na próxima terça-feira, dia 13 de Outubro. O convite:
«O Orçamento para 2013 vai concretizar um conjunto de medidas de profundo impacto económico e social que vêm preocupando a sociedade portuguesa no seu conjunto.
O debate do Orçamento é, assim, cada vez mais importante. À medida que a Assembleia da República vai perdendo poderes, importa que a sociedade acompanhe, de perto, as escolas que determinam a nossa vida. Como sempre tem feito, o IDEFF vai oferecer, de novo, uma plataforma qualificada e isenta para este debate.
O Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira convida um naipe muito vasto de universitários, economistas, políticos, jornalistas e cidadãos a darem opinião sobre o Orçamento para 2013, na sua totalidade, e sobre as medidas fiscais nele incorporadas.
Pelas 18 horas, o Sistema Fiscal Português vai ser discutido pelos representantes das consultoras Deloitte – KPMG – PwC – Ernst & Young. (...)».
Entrada livre sujeita a inscrição prévia e capacidade da sala
IDEFF -Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade -Lisboa
T. 217 962 198 E. ideff@fd.ul.pt
COMENTE E PARTICIPE EM www.oe2013.com . IDEFF -Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade -Lisboa
T. 217 962 198 E. ideff@fd.ul.pt
quinta-feira, 11 de outubro de 2012
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
«PUBLIC ADMINISTRATION NETWORK»
Para os profissionais das Administrações Públicas, mas, bem vistas as coisas, para qualquer cidadão, pensamos ser útil ter conhecimento do endereço das Nações Unidas sobre as questões «Públicas». Então aqui está. Costumo dizer, a sua consulta deve entrar nas nossas rotinas. E fica na coluna ao lado. Na visita de hoje reparei, melhor, voltei a reparar no Online Training Centre.
que faz «apenas» isto: «UNPAN online training courses are available to anyone with Internet access
and are provided free of charge. The
courses are available in English, Russian and Spanish».
E dei uma olhadela pelo relatório assim anunciado: DPADM is pleased to
announce its launch of the Workshop Report for the Capacity Building Workshop
entitled "Future Government: A Global Perspective in Connection to Open
Government Data and Citizen Engagement" held in Geneva on 19 May 2012. The
report highlights the major discussions from the workshop and outlines the major
outcomes. Disponível aqui.
Mergulhar-se em tudo isto, e utilizar a informação disponível, também ajudará a interiorizar e a argumentar-se quanto à importância das Administrações Públicas - que não se resume à Administração Central - no desenvolvimento que leve à saida das crises. De facto, na esfera da «Administração Pública», e em particular para saidas profissionais, temos a Administração Central, a Administração Autárquica, as Empresas Públicas, o Terceiro Setor, ... . E, insista-se, Serviços Públicos de qualidade são determinantes para as saidas da crises em que nos encontramos. Isso mesmo decorre do tanto que está escrito no disponibilizado pela ONU.
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)