quarta-feira, 3 de junho de 2009

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

Quase me apetece dizer: RENDO-ME!Eu, entusiasta da Avaliação do Desempenho já quase não consigo ouvir falar em tal.Mas para onde quer que me volte não ha como fugir: na rua os professores manifestam-se por causa da avaliação do desempenho; na escola ensino e aprendo sobre a avaliação do desepenho; nos organismos da Administração Pública preenchem-se fichas, aceita-se ou reclama-se sobre as classificações, tudo sobre a avaliação do desempenho; as comissões paritárias reunem por causa das reclamações sobre a avaliação do desempenho; outros já vão a caminho dos sindicatos para recorrerm da avaliação do desempenho. Ainda não se fecharam anos anteriores, o em curso está pela metade em muitos sitios, mas já tem que se pensar em 2010 - no que se refere à avaliação do desempenho. Enfim, estamos afogados em Avaliação de Desempenho! E disto tudo uma grande sobra: o que vejo no terreno está muito distante do que se aprende e ensina, do que a boa literatura recomenda. Como resistir a isto? Não há como dar a volta - juntemo-nos ao «movimento», e falemos e escrevamos sobre a Avaliação do Desempenho. Talvez o excesso nos salve! Por exemplo, indo dando aqui conta do que autores de referência dizem sobre a matéria. Hoje já me lembrei mais do que uma vez desta passagem de um livro de Andy Neely - AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DAS EMPRESAS:

«ASSIM QUE AS AVALIAÇÕES DE DESEMPENHO SÃO UTILIZADAS COMO MEIO DE CONTROLO, AS PESSOAS OBJECTO DEAVALIAÇÃO COMEÇAM A GERIR AS AVALIAÇÕES EM VEZ DE GERIR O DESEMPENHO».

Sem comentários: