sábado, 25 de julho de 2009

SIMPLEX - «As Pequenas/Grandes Medidas»



Apeteceu-me dar o seguinte título a esta mensagem:

«A Administração Fiscal já Acredita em Mim».

Explico-me, esta semana encontrei na caixa do correio o Aviso do Ministério das Finanças sobre o meu IRS. Ao princípio até pensei que fosse outro assunto - e por momentos,a preocupação, o que seria! - porque o que eu costumava receber era um Aviso dos CTT, a dizer que ninguém tinha respondido naquele endereço, e, por conseguinte, tinha de ir à Estação dos CTTs buscar a correspondência. Por vezes até se estava em casa, e portanto não tinham tocado, outras vezes chegava-se aos correios e a correspondência ainda não tinha sido devolvido pelo funcionário. Lá tinhamos que ir uma segunda vez. É claro que nesse dia chegava-se atrasada ao serviço, embora estivesse à porta da Estação dos correios antes de ela ter aberto.

Quando chegava a esta altura do ano, já não sabia o que me incomodava mais, se pagar o que faltava de IRS ou se toda esta trapalhada de ser deviadmente notificada.

Percebia-se a ideia, a Administração Fiscal queria ter a certeza de que o Contribuinte tinha sido Avisado. E para isso, registava, pagava registo, e certamente haveria Contribuintes que não pagavam dentro do prazo indicado, com registo e tudo, como certamente irá acontecer agora sem registo. Mas acho muito bem que o principio seja acreditar que o Cidadão é uma pessoa de bem e que vai cumprir. E os que não o fizerem, alguns lá terão as suas razões, algumas certamente compreensíveis, e os outros serão facilmente «apanhados». Resolver estas situações faz parte do trabalho da Administração.

Pois é, pequenas medidas como estas podem fazer toda a diferença. E são de aplaudir.

Não sei por que razão lembrei-me do livro O DEUS DAS PEQUENAS COISAS. Uma sugestão de (re)leitura para este Verão, e para alguns aproveitando-se o tempo que a Administração Fiscal já não nos retira.

Sem comentários: