quarta-feira, 15 de junho de 2011

Cartão de Cidadão vai permitir autenticar envio de actos oficiais

Cartão de Cidadão vai permitir autenticar envio de actos oficiais | © DR

O Cartão de Cidadão tem, a partir de 20 de Junho, uma nova funcionalidade. Vai servir para autenticação do envio de actos oficiais para publicação no Diário da República.

A Imprensa Nacional – Casa da Moeda (INCM) recebe mensalmente cerca de 10 mil actos para publicação no Diário da República (nomeações, despachos, concursos, etc.), através do portal respectivo. Estes actos são enviados electronicamente por 12 mil utilizadores registados em representação de institutos, escolas, hospitais, municípios e órgãos da Administração Pública).

A partir de 20 de Junho, estes utilizadores podem usar o seu Cartão de Cidadão para autenticação do envio de actos para publicação no Diário da República, em alternativa ao actual procedimento semelhante ao homebanking (login, password e código matriz). Esta nova funcionalidade, disponível no portal do Diário da República, permite às entidades públicas o uso de uma ferramenta de autenticação mais simples e muito segura.

Para a adopção desta nova forma de autenticação, os utilizadores apenas necessitam de um leitor de cartões para ligação a um computador pessoal e de instalar a respectiva aplicação informática disponível, gratuitamente, em www.cartaodecidadao.pt ou http://www.senha001.gov.pt/instalacao.php. Concluída a instalação, deve associar o registo do utilizador da entidade no portal do Diário da República ao seu Cartão de Cidadão.

No envio dos actos para publicação, o utilizador deve autenticar-se com o Cartão do Cidadão, inserindo-o no leitor e digitando o respectivo PIN de autenticação (indicado na carta de notificação recebida para levantamento do Cartão de Cidadão).

Jornal Destak

Sem comentários: