«A infra-estrutura de TI muda-se para as nuvens
A computação em nuvem está a gerar muita discussão e entusiasmo no mundo das TI para empresas. Ansiosas por aumentar a sua eficiência e diminuir os custos, as organizações de todos os tipos e dimensões têm vindo a aderir rapidamente à subcontractação de soluções de infra-estruturas, plataformas e software. Aqui, damos uma vista de olhos à tendência da computação em nuvem nas TI.
Há um século, muitas grandes empresas possuiam o seu próprio fornecimento de electricidade, os seus próprios geradores e as suas próprias infra-estruturas. Hoje em dia, isso é impensável, excepto em circunstâncias muito excepcionais. Este é exactamente o mesmo princípio que tem motivado a computação em nuvem — obter grandes economias de escala na área das TI.
Embora as definições possam variar, a computação em nuvem consiste, basicamente, no acesso em tempo real a infra-estruturas, serviços e software TI através da Internet ou numa infra-estrutura interna baseada na web. Dentro de alguns anos, dizem os especialistas, a maioria das empresas irá utilizar pelo menos algumas aplicações e serviços baseados na computação em nuvem. (...)»
Sem comentários:
Enviar um comentário