quarta-feira, 27 de março de 2013

NO DIA MUNDIAL DO TEATRO, VÁ AO TEATRO

 
Hoje, Dia Mundial do Teatro, Vá ao Teatro. É só procurar uma sala perto de si. E certamente que é GRÁTIS. Por exemplo, no TNDMII: «O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) celebra, na quarta-feira, o Dia Mundial do Teatro, com várias atividades e a estreia de «Olhos de gigante», a partir de Almada Negreiros.
(...)
A peça sobe à cena às 21:15, mas as celebrações do Dia Mundial do Teatro começam mais cedo. Às 13:00, o ator João Grosso, do elenco residente do TNDM, interpreta «Manicure», de Mário de Sá-Carneiro, no Salão Nobre.
Às 13:30, e também às 17:30, a companhia brasileira Mamulengo da Folia apresenta, no lado direito da fachada do edifício do TNDM, «A festa de Rosinha boca mole».
Às 15:00 e às 18:00, realizam-se «vistas livres» às exposições «Portinari e Cavalcanti no D. Maria II» e «Ana Harteley: no princípio está o gesto», patentes, respetivamente, no balcão de 1.ª Ordem e no Salão Nobre.
Às 21:00, sobe à cena, na sala Garrett, «À vossa vontade», comédia de William Shakespeare, estreada na quinta-feira passada
.
(...)». +
Mais outra hipótese:  O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), em Coimbra, assinala na quarta-feira o Dia Mundial do Teatro com a peça "As barcas", recriada a partir de textos de Gil Vicente, cuja entrada tem o custo simbólico de um euro.
A exibição, segundo o TAGV, insere-se na XV Semana Cultural da Universidade de Coimbra, estando agendada para as 21:30.
"Esta criação toma como base os textos das barcas de Gil Vicente (Auto da Barca do Inferno, Auto da Barca do Purgatório e Auto da Barca da Glória). As bases criativas desta obra centram-se no trabalho de transformação dos conceitos e da linguagem textual num dispositivo performativo com enfoque na expressão física", salientam a organização em comunicado. Lido aqui.  É isso, é ir ao google, escrever Dia Mundial do Teatro,  e as possibilidades  para escolha não faltam.
 

 
imagem


Sem comentários: