domingo, 12 de julho de 2020

PARA UM DEBATE SOBRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (1) | Uma declaração do PCP




Necessariamente, as Administrações Públicas vão ter de ser repensadas em função dos tempos de pandemia que vivemos. Traremos para aqui o que formos encontrando a propósito. Começamos com uma posição do PCP a que se refere a imagem. De lá:
«(...)A capacidade de resposta da generalidade dos serviços da Administração Pública, conseguido na maioria das vezes pela dedicação e esforço de milhares de trabalhadores - num quadro em que os sucessivos governos da política de direita debilitaram serviços públicos como o Serviço Nacional de Saúde, reduziram o número de trabalhadores como na Segurança Social, alteraram a natureza do vínculo de emprego, fragilizaram relações laborais - é notável. 
Sem perdermos a perspectiva que o Estado enquanto superestrutura não está acima dos interesses de classe, não é árbitro, antes reflecte o modo de produção dominante, e intervém sempre no sentido de assegurar ao capital a exploração, a notável resposta dada pelos serviços públicos, e pelos trabalhadores que os asseguram em que se destaca o Serviço Nacional de Saúde, desmentiu a velha e estafada tese da direita política e económica do “Estado gordo” de “Menos Estado - Melhor Estado”, ou de um Estado confinado a funções de soberania, representação e segurança, deixando ao sector privado a prestação de serviços e funções essenciais cometidas ao Estado pela Constituição da República, “socializando” a despesa e privatizando a receita assegurando assim chorudos lucros ao capital. (...)». Leia na integra.


Sem comentários: