sexta-feira, 2 de maio de 2025

FILME | «O Lugar do Trabalho»




SINOPSE
A administração de uma fábrica em Tarento, Itália, decide contratar Caterino, um homem rude e pouco qualificado, para espiar os colegas de trabalho e denunciar os nomes dos que estejam ligados a actividades sindicais ou que considere mais dispensáveis. Inicialmente, Caterino sente-se numa posição privilegiada em relação aos colegas, usufruindo das contrapartidas oferecidas. Contudo, com o passar do tempo, apercebe-se de que não é mais do que uma peça descartável na engrenagem e de que foi manipulado pelo sistema opressor da empresa. 
Este drama, que aborda exploração, desigualdade e resistência no trabalho, marca a estreia como realizador do actor Michele Riondino. PÚBLICO


Ainda do jornal Público:

«O Lugar do Trabalho: nascimento de uma consciência (de classe)
O cinema italiano a redescobrir as histórias (ou a História) dos operários. O Lugar do Trabalho (o título português possível para um original italiano que é a intraduzível designação de um lugar preciso) baseia-se em factos verídicos sucedidos no final dos anos 90 em Taranto, no Sul do país, que se tornaram uma “causa célebre” no historial moderno dos abusos laborais em Itália.
 O Lugar do Trabalho: nascimento de uma consciência (de classe)
Uma siderurgia que muda de mãos, e a nova gerência quer renegociar contratos (em termos desfavoráveis para os trabalhadores), arranjar maneira de forçar os operários a aceitar a renegociação ou a ir embora de moto-próprio — e assim os mais renitentes, ou mais imbuídos de consciência “sindical”, são postos a trabalhar num edifício (é isso, a Palazzina Laf) onde há muito pouco para fazer, laboralmente falando, e as condições são deploráveis. (...)». Se tiver acesso veja aqui.




Sem comentários: