terça-feira, 20 de janeiro de 2026

A ORGANIZAÇÃO COMO «POLVO»

 




*
*   *

Naturalmente, não ficámos indiferentes à Primeira Página da «Economia» do semanário Expresso desta semana, e daí a divulgação do Livro que está na base do trabalho do jornal, e também dizer que nos lembrámos da tão admirada série o «Polvo». As imagens acima ilustram, em jeito de endereços.

Mas vamos lá ao artigo com esta passagem: «(...) O estudo das características únicas do polvo abriu um mar de ideias para as organizações que querem enfrentar os desafios da inteligência artificial e de um ambiente geopolítico caótico. O problema tinha ficado em aberto depois do livro “Ondas Rebeldes: Proteja o Seu Negócio Para o Futuro, Sobreviva e Prospere no Meio de Mudanças Radicais” que publicou em 2021.

Brill avisa que o principal desafio de gestão atualmente “não é tecnológico, mas de organização”. A solução não é dar uma injeção de IA. E enumera quatro características do polvo que mais o espantaram e que assentam como uma luva na tarefa de mudar as organizações. (...)». Não podíamos estar mais de acordo. E acrescentamos: o preconizado no livro e fixado no artigo não se aplica «apenas» às empresas do mundo dos negócios,  será muito útil, a nosso ver, que a REFORMA DO ESTADO/ADMINISTRAÇÃO em curso nosso País   não esqueça que  a TRANFORMAÇÃO DIGITAL tem de estar inserida em mudança mais ampla - a TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL.

Ainda, certamente que quem estudou a ABORDAGEM SISTÉMICA CONTINGENCIAL lida perfeitamente com «O POLVO», e outros «bichos» - a ORGANIZAÇÃO COMO SISTEMA, é paradigma por excelência para isso ... E os 3APS certamente que se lembram desse conhecimento, ao mesmo tempo  teórico e prático, amplamente refletido em unidades curriculares do RAMO «ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA»do ISCAL ...

  

Sem comentários: