domingo, 12 de outubro de 2008

No País e no Mundo, de forma Sistémica


Os tempos que correm são uma lição que num instante mostram o que por vezes só ao fim de muito tempo e esforço se consegue transmitir no espaço fechado de uma sala de aulas. Falamos, por exemplo:

- Do fenómeno da globalização e da necessidade de um GOVERNO global, assunto que muitas vezes quando colocado não deixava de provocar em muitos uma ironia indisfarçável e raciocínios do género, para que perdermos tempo com temas destes;
- De termos de saber fazer muitas coisas ao mesmo tempo e a níveis diferentes - isto e aquilo - pensar o mundo, a europa, o país, o nosso concelho ... .
- Do conceito SISTEMA que muits vezes se apresenta, sublinhando-se consistir numa referência científica poderosa para o pensamento e um instrumento prático para a acção, e que quem domine este conhecimento estará muito mais preparado para enfrentar o dia-a-dia e para ver mais longe no futuro.
Lembrei-me disto neste momento em que acabo de ler na internet, no portal sapo, que o Primeiro Ministro José Sócrates está em reunião extraordinária do Conselho de Ministros para aprovarem o Orçamento do Estado que vai ser entregue na próxima terça-feira na Assembleia da República, e que à tarde vai ter uma Reunião em Paris para que os diferentes Estados da zona Euro aprovem intervenções concertadas face à crise mundial que nos rodeia. Por outro lado, tinha acabado de ouvir uma entrevista com Paulo Teixeira Pinto (ex-presidente do Banco BCP) em que o funcionamento enquanto sistema (nomeadamente a propriedade da interdependência das componentes) foi utilizado com grande enfase na argumentação expandida para explicação da crise financeira que vivemos.
E qual a conclusão que queremos tirar? Entre muitas, estudar e reflectir compensa e o que se faz em espaço académico dificilmente tem substituto.

Sem comentários: