sábado, 9 de junho de 2012

DINHEIRO, POLÍTICA E PODER: RISCOS DE CORRUPÇÃO NA EUROPA


«Um relatório da organização Transparência Internacional alerta esta quarta-feira para a ligação entre a crise financeira e a corrupção e coloca Grécia, Itália, Portugal e Espanha como os países que menos se esforçam para combater o problema.
Intitulado «Dinheiro, Política e Poder: Riscos de Corrupção na Europa», o relatório hoje apresentado em Bruxelas conclui que as estreitas ligações entre as empresas e os governos favorecem o abuso de poder, o desvio de fundos e a fraude, minando a estabilidade económica. (...) 
(+) . E no site da Transparency International tem o relatório disponível. E a «Transparency International is the global civil society organisation leading thefight against corruption. Through more than 90 chapters worldwide and aninternational secretariat in Berlin, we raise awareness of the damaging effects of corruption and work with partners in government, business and civil society to develop and implement effective measures to tackle it».
  A propósito, na Administração Pública portuguesa todos os organismos devem elaborar o seu Plano de Gestão de Riscos de Gestão incluindo os riscos de corrupção e infracções conexas, e disponibilizá-lo na Internet. Saiba mais no site do Conselho de Prevenção da Corrupção. E,  já agora, no Ramo de Gestão e Administração Pública do ISCAL estudam-se estas coisas, nomeadamente em torno do Plano referido, visto como peça de um Processo na esfera da transparência.

Sem comentários: