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Contemporânea de Andy Warhol e de Rauschenberg, ela foi talvez a primeira artista a trazer uma dimensão religiosa à pop art. Enquanto Warhol celebrava em Nova Iorque (com mais ironia do que reverência, é verdade) a cultura de consumo e os seus ícones, Corita, numa escola de freiras em Los Angeles, utilizava a tipografia comercial e o grafismo da publicidade para comunicar outros ideais: a fé, a paz, a participação das mulheres na vida social, os direitos civis, a luta contra o racismo. (...)
No mesmo ano em que Andy Warhol apresenta as famosas latas de sopa Campbell (o ano de 62), a irmã Corita pega num slogan da Pepsi ("Come alive, you're in the Pepsi generation!") e transforma-o em "Come Alive!", uma espécie de alogio à vida.
Era este o seu estilo: cortar, colar, recompor, recontextualizar o prolífero arsenal da cultura popular, tentando identificar onde quer que fosse, e sem nenhum tipo de constrangimento, uma mensagem de espiritualidade e de amor.
O Espírito sopra, de facto, onde quer. Não admira que a irmã Corita juntasse, nas mesmas serigrafias, ditos de Jesus e extratos da banda desenhada do Snoopy, canções do Beatles e textos de santos, discursos de Martin Luther King Jr. e frases de Beckett, poemas de Walt Whitman ou Rilke e palavras de ordem do grupo de rock psicadélico Jefferson Airplane.
(...)Memoráveis são também as regras que, segundo ela, deveriam inspirar todo o trabalho de criação. (destaques nossos)
Regra um: procura um lugar que julgues de confiança e experimenta confiar nele por algum tempo;
regra dois: deveres gerais de um estudante - aproveita o melhor possível o teu professor; tira o melhor partido dos teus colegas;
regra três: deveres gerais de um professor - retira o melhor dos teus alunos;
regra quatro: considera tudo uma experiência;
regra cinco: sê autodisciplinado - isso significa encontrar alguém sábio ou inteligente e escolher segui-lo; ser disciplinado quer dizer segui-lo bem; ser autodisciplinado quer dizer segui-lo melhor;
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