quinta-feira, 23 de março de 2017

«TEMAS EM VEZ DE DISCIPLINAS»



Leia no Público online

«À semelhança da Finlândia, Portugal também poderá ter uma experiência do que é o ensino por temas em vez de por disciplinas. Esta é pelo menos uma das propostas que o Ministério da Educação (ME) vai fazer às escolas no âmbito daquela que, até agora, tem sido chamada de “flexibilização curricular”, mas que nesta quarta-feira, durante uma “sessão de esclarecimento” para jornalistas, foi apelidada pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, de “flexibilização pedagógica”».
Refletindo nós sobre a notícia, a medida é para o ensino antes de se entrar no superior, mas, pensando bem, não deveria ser algo «obrigatório» no ensino politécnico e universitário? De facto, o «isolamento» dentro das fronteiras de cada unidade curricular é por vezes asfixiante. Bem sabemos que a transversalidade já é conceito e prática em escolas de sucesso, mas noutras ... Noutras, é penoso ver como de forma peremptória se «decreta» assim: esse tema não é dessa unidade curricular. Esquece-se que «Tudo está em tudo» - titulo de um ensaio de Maria de Lourdes pintassilgo - que alertava para isso mesmo. Esquece-se que na vida, em especial da do mundo do trabalho, os saberes têm de se cruzar, unificar ...aplicar-se a um só tempo. 


«Tudo está em tudo/Uma fundamental e fascinante teoria»
Revista VISÃO  de 13 NOV 2003



Sem comentários: