sábado, 27 de março de 2010

A Minha Rua

Disponível a partir do Portal do Cidadão, “A Minha Rua” é um projecto de participação cívica que permite o envolvimento activo do cidadão na gestão da sua rua ou bairro, comunicando problemas, tais como a necessidade de intervenção na via pública ou a manutenção de equipamentos, bem como sugerindo melhorias directamente à Câmara Municipal. A plataforma possibilita, ainda, consultar a evolução do tratamento dado ao caso.

Com fotografia ou apenas em texto, todos os relatos são encaminhados para a autarquia seleccionada. Recorde-se que já é possível assinalar directamente as ocorrências no mapa, através de uma nova aplicação que utiliza a tecnologia Google Maps, designada de georeferenciação.

A plataforma permite ainda consultar a evolução do tratamento dado ao caso, pelo que o cidadão é informado através de e-mail assim que a situação fica resolvida.

Esta iniciativa, inserida no Programa Simplex Autárquico 2009/2010, encontra-se em fase piloto, mas espera-se que, em breve, mais municípios adiram à iniciativa, dando ao cidadão um papel mais activo na melhoria dos problemas locais e ajudando a Câmara a cuidar da sua rua.

Sem comentários: