sexta-feira, 13 de junho de 2008

Tratado de Lisboa


Acabo de ler que o NÃO ao Tratado de Lisboa ganhou no Referendo realizado na Irlanda. Benditos irlandeses! E porquê? Pertenço àqueles que são da opinião que deveria ter havido também um Referendo em Portugal. E nem é tanto pelo SIM ou pelo NÃO, mas porque se perdeu uma oportunidade excelente para se discutir a Europa, e em particular a União Europeia. E se o Referendo não deve ser banalizado, a situação «Tratado de Lisboa» parece-me um «clássico» em que não deveria haver dúvidas quanto à realização do referendo. Mas houve alternativa, naturalmente com toda a legitimidade jurídica. Mas a questão importante está para lá da legalidade democrática. Trata-se de construir a EU com os Cidadãos ou nas suas costas . E no entanto um pequeno País soube dizer «não». E só sublinho o «não» porque permite chamar a atenção para o assunto de uma maneira mais forte do que seria se tivessem dito SIM. E tudo leva a pensar que houve Países que não fizeram o referendo com o receio de que o NÃO vencesse e assim se complicasse a «construção da Europa».Mas nestas coisas não se pode atalhar caminho! Vem nos livros.
Entretanto, aproveitemos a oportunidada para penetrar no Tratado. Mas isto é que tem de ser por etapas. A coisa não é fácil . Aqui tem uma ajuda: http://www.eu2007.pt/UE/vPT/Presidencia_Conselho/TratadoLisboa.htm

1 comentário:

Hugo disse...

Eu também saúdo os irlandeses, mas pelo “não” que deram. Apesar de concordar com tudo o que é dito no postal. A EU tem de ser construída com os povos europeus, e para os povos.
Fico é inquieto por saber que logo virá alguma coisa a substituir Lisboa. Primeiro foi a constituição chumbada, depois um documento muito parecido foi chumbado pelos irlandeses, mas já andam a dizer que a Irlanda não quer pertencer a EU, e que isto pode significar um afastamento forçado da Irlanda. Pois claro a estes podem faze-lo, já aos franceses que recusaram a versão A deste tratado é outra conversa, precisamente porque quem chumbou a versão A paga os subsídios de quem chumbou a versão B.

Saudações